Municípios já em clima de festa

O Palácio de Cristal, em Petrópolis, é uma das atrações encontradas nos municípios do Estado do Rio para comemorar o Natal - Foto: Bruno Margiotta/ Prefeitura de Petrópolis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para muita gente o Natal já começou. O clima de fim de ano já começa a pairar pelo ar e diversas cidades do Rio já estão com uma programação repleta de atrações para receber do Bom Velhinho.

Desde a última quinta (28), a cidade de Niterói está decorada e respirando o espírito natalino. As praças e parques além de algumas das principais vias niteroienses ganharam luzes coloridas.

O Campo do São Bento, além da iluminação, está com um presépio no coreto que fica na beira do lago e uma "Fábrica de Brinquedos", onde as pessoas podem tirar fotos com o Papai Noel, com direito a efeitos que imitam neve. A praça Levi Francisco da Cruz Nunes, no Largo da Batalha e a praça do Barreto receberam iluminação especial em árvores e postes, além de presentes gigantes, em tamanhos variados. Outro local conhecido que recebe a decoração é o Horto do Fonseca. Lá a estreia da iluminação teve apresentações da cantora mirim Lícia Crelier e do cantor Byafra. A praça do Rádio Amador, onde a árvore foi montada, foi transformada na vila do Papai Noel. Duendes e muitos presentes gigantes compõe o cenário.

Maricá prepara um Natal com mais de 1,5 milhão de luzes. Cerca de 200 árvores foram montadas entre a Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, e a orla de Araçatiba, que vai concentrar a maioria das atrações do Natal Iluminado. Lá também abriga a grande árvore luminosa, que conta com 30 metros de altura e carrega 200 mil microlâmpadas de led que fazem desenhos e movimentos.

Em Araçatiba também acontecem os desfiles do Natal Iluminado, todas as sextas, sábados e domingos, às 21h, além de uma edição especial no dia de Natal, marcando o encerramento da parada natalina. Haverá ainda o Túnel de Luzes, uma estrutura com 200 mil lâmpadas de led. A expectativa da prefeitura é de um público estimado em 15 mil pessoas por dia na orla.

De terça a domingo, será realizada na praça Orlando de Barros Pimentel a peça teatral "O Acender das Luzes", às 20h, com duração de 30 minutos. A presença mais esperada no Natal, o Papai Noel, ficará na aldeia natalina até o dia 25 de dezembro. Quem quiser eternizar o momento com fotos, poderá ir até a praça das 18h às 22h.

Em Volta Redonda, o "Natal do Amor" também já começou. A Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, conta com uma decoração, com mais de 10 mil lâmpadas, que transformou o local numa vila natalina, além de contar com a presença do Papai Noel.

A ornamentação inclui a árvore de Natal com 17 metros, onde o Papai Noel vai esperar as crianças; uma bola de Natal de 5 metros; duplas de estrelas; um Papai Noel gigante; e torres pisca-pisca.

Com a cidade iluminada e decorada por todos os lados, a programação do Natal Imperial de Petrópolis segue a todo vapor até o dia 12 de janeiro. A decoração está por todo o município e, principalmente, no Centro Histórico, que recebe a maior parte da programação cultural.

Um dos pontos altos da programação estão as Paradas Iluminadas, que acontecem na Rua do Imperador, no Centro Histórico, nos dias 8, 15 e 22 de dezembro, às 19h. O evento conta com alegorias e fantasias do Natal, sempre ao som de um trilha sonora especial.

A Casa do Papai Noel também promete atrair bastante público. Instalado no Palácio de Cristal, ela vai funcionar de segunda a sexta, das 17h às 20h e nos sábados e domingos das 11h Às 14h e das 17h às 20h. A Casa do Papai Noel será palco de atrações como shows, concertos e diversas atividades para as crianças. A programação é gratuita.

Já na Praça da Liberdade, uma grande árvores, de 35 metros, encanta todos que passam pelo local. A Vila Imperial, como é chamada, promove shows e espetáculos teatrais todos os dias até o Natal.

O clima natalino já começa a tomar conta de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Com o tema "Natal de todos os povos", as atrações vão contemplar toda a cidade, como Olaria, Cônego, Conselheiro Paulino e o centro, como a Avenida Alberto Braune e Praça Dermeval Barbosa Moreira, além do Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro.

Durante todo o mês de dezembro o público vai poder aproveitar mais de 50 apresentações. Estão previstas atrações musicais, de dança, coral, teatro e muito mais. A decoração natalina já está montada em três pontos do município: no Centro, no bairro Olaria e no distrito de Conselheiro Paulino. A Prefeitura de Nova Friburgo promete divulgar a programação completa de atrações nos próximos dias.