Escritório vai atender ex-presos e famílias

Prefeitura de Niterói e CNJ firmaram parceria para implantação de unidade - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmaram nesta sexta-feira (29) uma parceria para a implantação na cidade do Escritório Social, um projeto do CNJ que tem por objetivo oferecer assistência aos egressos do sistema penitenciário e seus e familiares. Em fevereiro do ano que vem, o escritório iniciará as atividades. Ele vai funcionar no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro.

Em uma estrutura montada pela prefeitura, uma equipe multidisciplinar será colocada à disposição de ex-presos e seus familiares e se encarregará de definir um plano individual de socialização para cada um deles. Todos receberão orientação vocacional, apoio em serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação e encaminhamento profissional e educacional, valorizando, na esteira do que propõe uma das diretrizes do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, o resgate da cidadania das pessoas presas como forma de facilitar a inclusão social.

"O Escritório Social, um programa do CNJ, tem uma sensibilidade absolutamente extraordinária, por isso nos engajamos. Com o Escritório Social, estamos começando a tratar a face mais invisível da segurança pública, já que a face mais visível é a polícia na rua. Se não reinserirmos esses cidadãos que cumprem pena, ao sair eles vão ser reincidentes, reforçando as taxas de criminalidade. E isso não queremos", disse o prefeito Rodrigo Neves.

O secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, desembargador Carlos Vieira von Adamek, exaltou as ações do Pacto Niterói Contra a Violência.

"Fico feliz que o projeto do Escritório Social casou com as ações contra a violência que o prefeito Rodrigo Neves vem adotando em Niterói. Tenho certeza que, além de pioneira, Niterói servirá de exemplo aos outros municípios", disse o desembargador.