Reforço para a Guarda no Centro e em Icaraí

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As ruas de Niterói ganharão mais um reforço no patrulhamento preventivo e ordenamento público a partir do dia 10 de dezembro, quando 80 novos guardas-municipais - 14 deles mulheres - passarão a integrar definitivamente os quadros da corporação. Os novos agentes foram aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Niterói, que desde 2013 dobrou o número de agentes concursados. A formatura da tropa acontecerá no próximo dia 6, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto.

O número de guardas passou de cerca de 300 para mais de 630 agentes, todos concursados, e a meta da Prefeitura é chegar a mil guardas, que é o limite permitido por lei. Com o certame realizado neste ano, foram ao todo 142 novos guardas aprovados, o que ampliará o atual efetivo da Guarda no patrulhamento, na mediação de conflitos e na garantia da ordem pública. O restante dos aprovados será convocado em 2020.

Os novos guardas tiveram capacitação em uso de equipamentos não letais (arma de eletrochoque e spray de pimenta); técnicas de abordagem; mediação de conflitos; primeiros socorros; tecnologia e segurança pública, dentre outros. Participaram ainda de cinco oficinas com simulações de ocorrências cotidianas.

Os novos guardas já estão realizando estágio operacional nas ruas de Niterói, reforçando a segurança neste período de compras natalinas. Após formados, os novos agentes já reforçarão o patrulhamento da cidade em escalas de 12 por 36 horas.