Diva do cinema Juliette Binoche visita Niterói

Diva do cinema Juliette Binoche visita Niterói - Foto: Divulgação/Nathália Félix

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói estendeu o tapete vermelho para receber a diva do cinema Juliette Binoche, madrinha da festa de 30 anos da Imovision - distribuidora de filmes de Jean Thomas Bernardini. Em sua primeira visita ao Brasil, a atriz cedeu aos encantos e belezas da cidade.

Além de participar das comemorações, na noite de sexta-feira (29), na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, a atriz curtiu o jantar no bistrô e neste sábado (30) almoçou num hotel na Zona Sul da cidade e, ciceroneada pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves e pela primeira dama Fernanda Sixel, conheceu e se encantou com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

“Magnífico o Museu", escreveu a atriz no livro de presenças do MAC.

Em dias de celebridades, a cidade também recebeu no Reserva Cultural nomes como as atrizes Patrícia Pillar, Bárbara Paz, Hermila Guedes, o ator Irandhir Santos, além do cineasta Walter Salles.

O prefeito parabenizou Jean Thomas pelos 30 anos da Imovision que durante este período já distribuiu mais de 500 filmes incluindo produções nacionais .

“No momento em que a cidade completa 446 anos, é muito gratificante receber uma atriz desde porte e ainda poder comemorar 30 anos de uma produção tão importante. Niterói é uma das 10 cidades brasileiras que mais investe em Cultura. Educação e Cultura são fundamentais, sem isso não existe desenvolvimento. Temos programas de iniciação musical e colocamos nossas crianças na escola e esta semana lançaremos o edital de Fomento de Audiovisual. Tenho muito orgulho de estar realizando um trabalho como este, sediar eventos deste porte, e ainda ter construído a sala Nelson Pereira dos Santos, como Oscar Niemeyer projetou e em formato de um rolo de filme", enfatizou o prefeito.

Neves saudou e agradeceu também a presença de tantos artistas na cidade, fazendo uma saudação especial a uma das musas brasileiras, a atriz Patrícia Pilar. O chefe do Executivo ainda fez uma brincadeira dizendo que Arariboia ajudou a expulsar os franceses da Baía de Guanabara e hoje eles tem sido grandes parceiros da cidade principalmente na área cultural, referindo-se ao idealizador e diretor do Reserva Cultural, Jean Thomas Bernardini. Também lembrou de visitas ilustres que a cidade recebeu, como Gerard Depardieu e Catherine Deneuve.

Durante a solenidade, Juliette Binoche elogiou o fato da prefeitura de Niterói dar apoio à Cultura e Educação.

“É muito importante nos dias de hoje que o poder público incentive obras e projetos culturais. Já realizei trabalhos com vários autores estrangeiros e considero muito importante esse laço entre os países. Literatura, cinema, arte e cultura são importantes para a saúde física e mental de um país. Portanto vocês precisam e devem ir às ruas por essa saúde", disse a diva do cinema.

O diretor do Reserva Cultural, Jean Thomas Bernardini, reforçou o coro de que sem cultura uma cidade e país não vive.

“Muito bom a prefeitura ser nossa parceira nesse trabalho e ter a sensibilidade de como a cultura é importante", destacou Jean.

Visita ao MAC

Ao visitar o Cartão Postal da cidade, a atriz estava acompanhada pelo prefeito Rodrigo Neves, a primeira dama Fernanda Sixel, a secretária de Fazenda, Giovanna Victer, o diretor de "A Liberdade é Azul" e e “Feliz Aniversário", Cédric Kahn, o diretor do MAC Marcelo Velloso, o Diretor da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz entre outros.

“Magnífico o Museu", escreveu a atriz no livro de presenças do MAC durante a visita em que se deslumbrou também com a paisagem da cidade e elogiou a exposição do artista Eduardo Navarro.

O diretor Cédric Kahn, impressionado com a beleza da cidade, perguntou ao prefeito Rodrigo Neves se ele tem orgulho de ser o prefeito de uma cidade como Niterói.

“Claro, nem tem como ser diferente. Niterói é a melhor cidade do Brasil", orgulhou-se Neves.

Edital de Audiovisual

A Prefeitura de Niterói lança nesta terça-feira (3), o 2º Edital de Fomento ao Audiovisual. Durante o lançamento oficial, a Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) apresentarão um boletim com os resultados alcançados na primeira edição do Edital, lançado em 2018.

Com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2020 e recursos de R$ 4 milhões, exclusivamente do município, o edital tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de produções audiovisuais nas categorias curta e longa-metragens; obras-seriadas e telefilmes; jogos eletrônicos; manutenção de cineclubes e projeções em espaços urbanos; mostras e festivais de cinema; e pesquisas sobre o setor audiovisual, que compreendem trabalhos científico, teórico, técnico ou de mapeamento de artistas, grupos e/ou espaços na área de audiovisual.