Defesa Civil e Bombeiros promovem simulados de desocupação em escolas

Sedec-RJ e CBMERJ realizaram simulados de desocupação em 133 escolas públicas do território fluminense - Foto: Reprodução

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres é comemorado nesta sexta-feira (29). Para marcar a data e promover a cultura da prevenção na sociedade, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram simulados de desocupação em 133 escolas públicas do território fluminense. Mais de 50 mil alunos, professores, funcionários, voluntários e agentes estaduais e municipais foram mobilizados pelo exercício em 53 municípios.

O objetivo dos treinamentos é orientar sobre como evitar acidentes diversos e como agir em situações de emergência. A comunidade escolar é disseminadora de informações e pode ajudar a reforçar a importância da cultura de prevenção na sociedade. A ação também é um método de otimizar a integração entre os órgãos, aperfeiçoando a resposta aos desastres.

Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Angra dos Reis, Mangaratiba, Miguel Pereira, Vassouras, Valença, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Macaé, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Italva, Nova Friburgo, Cordeiro e Teresópolis foram algumas das cidades participantes da atividade.

Palácio Guanabara é iluminado de laranja

Em homenagem à data e para chamar a atenção da população com relação à importância da prevenção, o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, será iluminado de laranja, as cores da Defesa Civil, na noite desta sexta-feira (29).

Plano de Emergência do Estado

No dia 5 de dezembro, a Sedec-RJ vai lançar a nova versão do Plano de Emergência do Estado (PEM-RJ). O documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses. O estudo trata do planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos, na área de proteção comunitária, durante períodos com indicativo de chuvas fortes e estiagem, por exemplo. O Plano Verão e o Plano de Contingência de Segurança de Barragens também fazem parte do projeto.