Novembro: apenas 4 roubos de veículos em Icaraí e Santa Rosa

Agentes do Programa Niterói Presente atuam em Icaraí para reduzir os índices de criminalidade no bairro - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói registrou, em novembro, mais um mês de queda nos índices de criminalidade. De acordo com levantamento do Observatório de Segurança do município, o roubo de veículos na cidade teve redução de 80,28%, quando comparado com novembro de 2018. Este é o melhor resultado para o mês nos últimos 20 anos. Em números absolutos, na região de Icaraí e Santa Rosa, os registros caíram de 46 para 4 casos. Já na região de São Francisco, Charitas, Pendotiba e Jurujuba, a queda foi de 41 para três.

"A redução de roubo de veículos por mais um mês seguido, em Niterói, no mês de novembro, reforça que estamos no caminho certo. É a menor ocorrência dos últimos 20 anos. Esses números mostram que, com investimentos em inteligência e cooperação das forças públicas, é possível avançar no combate ao crime", comentou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Outros índices contabilizados reforçam a tendência de queda registrada na cidade nos últimos meses: a redução da letalidade violenta foi de 31,25%, e o roubo de rua, de 38,51%, resultado mais positivo dos últimos 15 anos. A queda da letalidade violenta e mais um mês seguido sem nenhum latrocínio é o melhor resultado da Região Metropolitana.

"Vamos seguir cooperando com o Governo do Estado para uma segurança pública cada vez mais eficiente para os cidadãos niteroienses. Ações implantadas pelo Município, como a criação do Pacto contra a Violência, a atuação do Cisp, a implantação dos portais de segurança, a ampliação do Niterói Presente e os investimentos na Guarda Municipal têm papel fundamental na redução destes índices", afirmou Rodrigo Neves.

Viaturas - Nesta terça-feira (3), o prefeito de Niterói entrega 10 novas viaturas para o Proeis. Os veículos fazem parte do primeiro lote de substituição das 15 viaturas usadas pelos agentes do programa nas ruas da cidade. A solenidade acontecerá no 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro de Niterói, às 11 horas.

Atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são resultado de convênios da Prefeitura com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis contratados pela Prefeitura.