Documentário niteroiense chega à TV por assinatura

Diretora Livia Sampaio conta drama pessoal paralelo a depoimentos - Foto: Reprodução

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Fruto direto das ações que estão transformando Niterói no maior polo audiovisual do país, o documentário 'Tranças' saiu recentemente do Festival de Cinema dos Sertões (Floriano - PI) com o troféu Cacto de Prata e uma menção honrosa pelo roteiro, que fala sobre alienação parental. Produzido pela Tropic Filmes, empresa produtora de audiovisual de Niterói, o longa poderá ser conferido pelo público a partir desta quarta (12), nas plataformas Net Now e Vivo Play.

"As novas políticas voltadas para o setor audiovisual adotadas pela prefeitura foram fundamentais para que eu - e mais um grupo grande - abrisse nos últimos dois anos uma produtora de cinema e vídeo na cidade. Um setor que, aliás, gera mais de 200 mil empregos no país, promove a informação, educação e o entretenimento. Aproveitei o pacote de incentivos e isenções da Prefeitura, além do edital de Fomento da FAN, e mergulhei de cabeça. A diretora acreditou no nosso trabalho e o filme ganhou a sua forma, rodando pelo mundo e conquistando festivais", declara Angelo Tortelly, que também assina o roteiro do filme.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a alienação parental atinge 17 milhões de jovens no Brasil, que são impedidos por pais, mães e, via de regra, por toda a família do alienador de ter contato com o outro genitor e seus familiares.

Além de Angelo, o roteiro da obra é assinado por Douglas Tourinho e pela própria diretora, a estreante na sétima arte, Livia Sampaio.

Partindo de um drama pessoal, Livia investiga com lupa o tema, ao mesmo tempo em que busca meios de reencontrar sua neta, que reside na Argentina.

O filme só foi possível graças a um financiamento coletivo, do qual participaram 125 apoiadores.

"A diretora é uma economista que sofreu alienação parental, com a neta levada para o interior da Argentina, e decidiu lançar-se cineasta. Um trabalho que realmente emociona", conclui Tortelly.