O avanço na segurança pública

- Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Wilson Witzel

Quando assumimos a administração do Estado do Rio, os desafios eram muitos. Após anos de desmandos, era preciso trabalhar para colocar as finanças em ordem e retomar investimentos. Mas um dos grandes desafios sempre foi o de segurança pública. Lutamos dia a dia, incansavelmente, para deter a escalada da violência. Trabalhamos para garantir que a população possa viver aqui em paz, com segurança para suas famílias, na Região Metropolitana e cidades do interior.

Estamos empenhados também em oferecer segurança aos turistas que aqui chegam para aproveitar as belezas do nosso estado e que garantem uma fonte importante de receita para o estado.

Desde o início de nossa gestão, a política de segurança tem sido baseada em inteligência, investigação e aparelhamento das polícias Civil e Militar, que têm agido com rigor contra todas as organizações criminosas, sejam elas formadas por milicianos ou traficantes.

Os comandos dos batalhões da Polícia Militar atuam com base nas análises das manchas criminais locais, por meio de informações colhidas pelo Setor de Inteligência da Unidade. Realizado com viaturas e motocicletas, o policiamento tem foco em coibir ações de criminosos.

As ações dessa política de segurança pública vêm sendo comprovadas por resultados, mês a mês. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, desde o início do ano, os números de homicídios dolosos e letalidade violenta caíram, quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Em Niterói, que tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano entre os municípios do Rio (IDHM), a violência também não dava trégua. Mas estamos mudando essa realidade.

De janeiro a outubro, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), conseguimos reduzir de maneira expressiva os roubos de rua em Niterói: -28,6%, alcançando o menor patamar de ocorrências desde 2013. Também houve queda significativa no número de roubo de veículos na cidade: -31%. O roubo de cargas diminuiu em 25,1%. Efetuamos mais prisões e apreendemos mais armas.

Uma integração entre o 12º Batalhão da Polícia Militar a Prefeitura de Niterói permitiu levar o Programa Segurança Presente a oito bairros de Niterói, com 30 PMs fixos, mais de 200 agentes civis - a maioria egressos das Forças Armadas - e mais 235 policiais trabalhando com remuneração pelo RAS (Regime Adicional de Serviço).

Com ação integrada e policiamento ostensivo, conseguimos manter as ruas, e também rodovias, mais seguras para a população fluminense. Na Niterói-Manilha, com 21km de patrulhamento e a participação do efetivo do Batalhão de Rondas Especiais, conseguimos reduzir, de janeiro a novembro, em 58% o roubo de cargas e em 36% este ano o roubo de veículos.

Todo esse avanço é importante, mas é de fundamental importância que a população continue colaborando com o registro de ocorrências em delegacias para a transmissão de informações que possam conduzir as autoridades aos trâmites investigativos necessários para a prisão dos criminosos.

O Estado do Rio vai, assim, voltando a ser um lugar seguro para todos vivermos.