Festa da virada a todo vapor em Niterói

A montagem do palco para o Réveillon da Praia de Icaraí segue em ritmo acelerado. Gilberto Gil será a atração principal da noite - Foto: Fotos de Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Rio de Janeiro e Niterói se preparam para o espetáculo de Réveillon nas principais praias das cidades. Os tradicionais palcos em Copacabana e Icaraí já estão sendo montados para garantir a diversão da virada do ano. Em Niterói, a vistoria oficial das balsas para a queima de fogos foi realizada pelos técnicos da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) na manhã de ontem, na Ilha da Conceição. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros já aprovaram as balsas. 

A Neltur destacou que neste ano a expectativa é reunir 500 mil pessoas, e que este será um Réveillon diferenciado em Niterói, já que, além da tradicional queima de fogos na Praia de Icaraí, que promete ser de 15 minutos, o público vai contar também com show e fogos em Itaipu com duração de 10 minutos.

"Em Itaipu, sempre teve o Réveillon mais espontâneo feito pela Colônia de pescadores e comerciantes. Neste ano, a Neltur decidiu investir um pouco mais na Região Oceânica e criar uma estrutura proporcional. A Região Oceânica é uma das regiões de Niterói que mais cresce na cidade, e com a mobilidade do túnel há um grande público para Itaipu e Piratininga. Em Piratininga, vamos montar estrutura com banheiros químicos por toda a orla. A expectativa de fomentar o turismo na região é que a cidade ganha na economia. Já temos uma prévia que as pousadas de Itaipu estão quase todas lotadas, além de Icaraí. Então isso é um reflexo que Niterói está crescendo cada vez mais com o potencial do turismo", detalhou o coordenador de comunicação Mário Sousa.

Na Praia de Icaraí, serão 7,5 toneladas de fogos divididas em seis balsas. As balsas serão posicionadas há 500 metros da areia. Na Região Oceânica, será uma balsa com 1,5 tonelada, e duração de 10 a 12 minutos. De acordo com o responsável pelo show pirotécnico para o grande espetáculo em Niterói, Artur Ferreira de Souza Vicente, as estruturas serão finalizadas até o dia 28 e serão levadas às praias dia 31 durante a maré alta.

"Esse ano temos novidades de bombas maiores que todo o povo do Rio de Janeiro vai ver quando elas partirem de Niterói. Elas vão dar um brilho maior, e vão formar um arco-íris enorme no céu, um tipo de efeito novo. Vamos soltar 18 mil bombas em Icaraí. Na Região Oceânica, vamos usar a mesma tecnologia e qualidade de Icaraí. Vai ser como se tivessem levado uma balsa de Icaraí para lá. Vamos usar controles importados da Europa, um sistema que é único no Brasil", explicou.

A queima de fogos da Praia de Icaraí é patrocinada pela Águas de Niterói há mais de 15 anos, o que contribui com o crescimento econômico, cultural e turístico da cidade. "Além de levar cada vez mais qualidade de vida para a população de Niterói, por meio dos serviços de saneamento básico, Águas de Niterói tem o orgulho de contribuir com a vida cultural da cidade, principalmente na maior festa do ano promovida pelo município", declarou o superintendente da Águas de Niterói, Alexandre Boaretto.

Palcos e shows - O primeiro show em Icaraí está previsto para iniciar às 18h40 com a banda Faixa Etária. Em seguida, a diversão ficará com o grupo Bicho Solto (20h30) e Monobloco (22h20). O encerramento do espetáculo será com Gilberto Gil após a queima de fogos.

Em Itaipu, às 20h30, o palco será aberto pelo DKV e, às 22h, o grupo de pagode Vou Zuar será a atração. Após a queima de fogos, João Gabriel entra com o show principal.

No Rio de Janeiro, as atrações serão realizadas entre 19h e 3h com os shows de Allyrio Mello, Diogo Nogueira, Ferrugem e DJ Marlboro e bateria da escola de samba Mangueira.

Outros bairros do Rio também contarão com shows da virada de ano como Flamengo (Praia), Guaratiba (Rua Barros de Alarcão), Ilha do Governador (Praia da Bica), Paquetá (Praia da Moreninha), Parque Madureira, Penha (IAPI), Ramos (Piscinão Sepetiba).