Jogo orienta jovens contra riscos de chuvas fortes e outros tipos de acidentes

Jogo orienta jovens sobre riscos em períodos de chuvas - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, lança, nesta terça-feira (dia 7), a nova versão do “Vida em Jogo”, brinquedo de tabuleiro que, de forma lúdica, orienta crianças e adolescentes sobre a redução do risco de desastres – incluindo, os ocasionados por chuvas fortes - e acidentes em geral. O jogo será apresentado, às 9h, no Planetário da Gávea, durante a Caravana Carioca, visando integrar as atividades da colônia de férias dentro das ações do Plano Verão da Prefeitura.

Parceria da Defesa Civil Municipal e MultiRio, o “Vida em Jogo” ganhou novo design e cartas com textos informativos para levar a crianças (a partir dos 10 anos de idade) as dicas de prevenção para diversos tipos de acidentes, incluindo atropelamentos, incêndios e afogamentos. Esta ‘versão 2.0’ também estará disponível à população para download (nos sites dos dois órgãos), ampliando seu alcance à educadores, associações de moradores e voluntários.

"Vamos aproveitar a oportunidade da Caravana Carioca, que oferece contato direto com a população, para realizarmos as atividades da nova versão do "Vida em Jogo". São ações que envolvem os participantes, sejam jovens ou adultos, em situações que os fazem refletir sobre cenários de risco ou não. Com isso, pretendemos estimular a cidadania e a percepção do risco, que tem papel importantíssimo na formação de uma sociedade mais resiliente ao mostrar possibilidades de sermos mais participativos no convívio social e no reconhecimento dos conceitos de proteção e Defesa Civil", explica o subsecretário de Defesa Civil municipal, Djalma de Souza Filho.

Já para o presidente da MultiRio, Cláudio Elias da Silva: "essa conscientização de preservação do meio ambiente e prevenção de riscos naturais é muito importante para crianças e jovens aprenderem desde cedo e no que pudermos ajudar, nós da MultiRio, sempre faremos".

Criado em 2018, o jogo usa situações do cotidiano para abordar comportamentos seguros e inseguros e a importância do meio ambiente. A novidade já integra as ações lúdicas da Defesa Civil para janeiro, como as de colônias de férias, além de ser uma grande ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem.

Entre outros objetivos, a atividade instiga fazer com que os participantes relacionem a falta de cuidado com o meio ambiente ao aumento do número e magnitude dos desastres socioambientais; identifiquem situações que os exponham ao risco; reconheçam a primazia da prevenção; assimilem conceitos variados e interajam de forma respeitosa e organizada, aprendendo a ganhar e perder.