Violência doméstica é tema de qualificação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes das operações Segurança Presente e Lei Seca participaram de capacitação sobre Violência Doméstica, nesta terça-feira (7). A iniciativa da Secretaria de Governo e Relações Institucionais tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nas duas ações de sucesso coordenadas pelo Governo do Estado. Aproximadamente 300 agentes vão assistir à apresentação que terá mais três edições nos dias 16, 23 e 30 de janeiro. A capacitação é realizada em parceria com a Secretaria da Polícia Militar.

"Buscamos melhorar a qualidade do trabalho. A questão da humanização é muito importante, você inverter o olhar do cidadão, seja um agente público ou não. Além de transmitirem conhecimentos dentro de suas famílias, estes profissionais poderão atender melhor a comunidade. Este é um tema sério, precisamos combater este tipo de violência e dar o suporte necessário às vítimas", destacou o subsecretário estadual de Ações Estratégicas coronel João Carlos Mariano.

De acordo com o Dossiê Mulher 2019 (ano base 2018), produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), os delitos mais registrados por mulheres que foram vítimas de algum tipo de violência doméstica e familiar são agressão física, ameaça e xingamento. A violência sexual também está presente nos lares: somente em 2018 no estado do Rio de Janeiro pelo menos quatro mulheres foram violentadas por alguém da própria família, por dia.

"A ideia do ciclo de palestras é levar conhecimento a estes agentes, eles atuam nas ruas, diretamente com a população e podem orientar mulheres que precisam de atendimento - ressaltou a major da PM Claudia Moraes, idealizado da Patrulha Maria da Penha, programa da Polícia Militar dedicado a verificar o cumprimento de medidas protetivas expedidas pela Justiça contra agressores.

Além do ciclo de palestras sobre Violência Doméstica, outros temas serão abordados em encontros realizados, em sua maioria, no Palácio Guanabara. Assuntos como Abordagem e Abuso de Poder e Primeiros Socorros já estão no cronograma de palestras planejadas para 2020.