Carnaval 2020: abertura oficial neste domingo promete abrir temporada para a chegada de 1,9 milhões de turistas

A alegria dos ensaios da Unidos do Viradouro será vista mais uma vez hoje, na escolha da mais bela passista da elite - Foto: Divulgação/Carlos Papacena

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rio de Janeiro prepara os últimos detalhes para a abertura oficial do carnaval 2020 neste domingo (12) . E para iniciar os 50 dias de folia na cidade, o Bloco da Favorita, a final da eleição do Rei Momo e da Rainha do carnaval carioca, fazem parte das atrações confirmadas no palco principal do réveillon, na praia de Copacabana, onde vai acontecer a festividade. Nas próximas semanas, cerca 1,9 milhão de visitantes devem chegar à cidade, segundo estimativas da Riotur.

Até a última semana, o Bloco da Favorita tinha sido vetado pela Polícia Militar para a abertura do pré-carnaval no Rio. A apresentação foi liberada pela PM, nesta quarta-feira (8), após readequações dos organizadores. Uma das mudanças deste ano será a redução do tempo, que será das 16h às 19h. A PM argumentou também que a regra para a liberação é enviar o pedido com antecedência de 70 dias. A Riotur e o Ministério Público não autorizam a emissão de permissão para o desfile sem o aval da PM ou do Corpo de Bombeiros.

Durante esta semana o presidente da Riotur, Marcelo Alves, apresentou o status do planejamento do carnaval e falou sobre as obras do Sambódromo, que prometem deixar esta edição de desfiles com mais estrutura.

"O réveillon foi um sucesso, batemos novo recorde, e imediatamente viramos a chave para o carnaval, que será histórico. Esperamos 1.9 milhão de turistas e temos uma expectativa de movimentação econômica chegando aos R$ 4 bilhões. Por aqui, tudo está caminhando conforme nosso planejamento, que começou imediatamente após o último carnaval. Dentro de alguns dias os blocos vão se espalhar pelas ruas da nossa cidade e, em fevereiro, será a hora do espetáculo que acontece na Marquês de Sapucaí. Os desfiles acontecerão em um Sambódromo novo", afirmou Marcelo Alves.

Estrutura Blocos de Rua

Em locais com números elevados de blocos como Centro, Zona Sul, Barra da Tijuca, Recreio e Madureira a estrutura contará com sete postos médicos com UTIs.

O Carnaval Rio 2020 contará com 32.536 posições de banheiro público, sendo 11 mil em cabines químicas, 65 containers e 140 módulos de mictório. Serão sete postos médicos, distribuídos da seguinte forma: dois no Centro, dois na zona sul, um no Recreio, um na Barra da Tijuca e um no Parque Madureira.

Para a preservação de canteiros, 18 mil metros de cercamento serão instalados. Além disso, 17 monumentos também estarão cercados.

Blocos no Rio

No sistema da Riotur já foram cadastrados ao todo 543 desfiles, sendo 133 no Centro, 133 na zona sul, 123 na zona norte, 56 na tijuca, 53 na zona oeste e 45 na Barra/Jacarepaguá.

A lista de blocos cadastrados ainda não foi finalizada já que o processo ainda não finalizou, mas os principais foram confirmados durante a semana já trazendo expectativa para os foliões.

A Riotur divulgou os grandes blocos que irão agitar a cidade maravilhosa a partir de fevereiro. A concentração dos desfiles com maior público acontece no Centro da capital.

Quem abre a temporada da folia dos megablocos no dia 2 de fevereiro, é o bloco da cantora Lexa; o Chora, Me Liga, no dia 15; o Bloco da Preta, dia 16; e o Cordão da Bola Preta, dia 22. No dia 25, Ludimilla comanda o fervo da Lud; o Bloco das Poderosas fica por conta da Anitta, dia 29, e o tradicional Monobloco, dia 1 de março.

Os ansiosos decidiram iniciar o carnaval "não oficial" , no primeiro domingo (5) do ano, no Centro da Capital. As ruas e praças foram tomadas por 25 blocos carnavalescos com foliões de todas as regiões.