São Francisco e Jurujuba impróprias

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para desfrutar do verão com saúde, é necessário saber quais praias estão próprias para o banho. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) monitora as praias de Niterói e do Rio de Janeiro duas vezes por semana e os boletins de balneabilidade são divulgados no portal do órgão ambiental estadual: www.inea.rj.gov.br.

No boletim sobre a balneabilidade das praias de Niterói divulgado na última terça-feira (7/1), as praias consideradas favoráveis ao mergulho são Gragoatá, Boa Viagem, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Já as praias impróprias ao banho são Icaraí, São Francisco e Jurujuba.

Segundo informações fornecidas pelo Inea, a avaliação das condições de balneabilidade das praias é feita com base na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA nº 274/2000), onde são verificados os níveis de bactérias de origem fecal (coliformes fecais ou enterococos) nas amostras de água coletada pelos técnicos do Inea. Uma praia é considerada imprópria para banho quando dois ou mais resultados das cinco últimas análises se encontram acima de 1000NMP/100mL de coliformes ou 100NMP/100mL de enterococos; ou quando o último resultado se apresenta acima de 2500NMP/100mL de coliformes ou 400 NMP/100mL de enterococos. NMP é uma unidade de medida e significa Número Mais Provável.

Dentre os diversos fatores que podem afetar na balneabilidade de uma praia pode-se destacar: a localização geográfica da praia (praias no interior de baías e praias oceânicas), a pluviosidade (incidência de chuvas), a proximidade com o deságue de rios e canais, e o extravasamento de galerias pluviais.

O Inea recomenda que seja evitado o banho de mar nas primeiras 24 horas após a ocorrência de chuvas, e nas saídas de galerias de águas pluviais e canais de drenagem.