Petrópolis segue com mobilização para ações pós-chuva

A Prefeitura de Petrópolis dá sequência aos trabalhos de resposta após as chuvas dos últimos dias na cidade - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Petrópolis dá sequência nesta sexta-feira (10) aos trabalhos de resposta após as chuvas dos últimos dias na cidade. As secretarias de Defesa Civil, Serviços, Obras, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Comdep, CPTrans e Guarda Civil mobilizam mais de 200 funcionários para os serviços de limpeza, manutenção viária, atendimento das famílias e de ocorrências registradas nos últimos dias.

"O mais importante é, que apesar das chuvas que foram muito fortes neste início de ano, não houve mortes ou feridos. Isso é resultado do trabalho de prevenção que é feito não apenas nessa época, mas durante todo ano. Vale ressaltar que continuamos sem decretar situação de emergência, que é quando o município não consegue responder ao desastre apenas com seus recursos próprios. Neste momento, continuamos com as equipes de todas as secretarias na rua trabalhando 24 horas na resposta à população para deixar tudo sob controle o mais rápido possível", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A Secretaria de Obras continua com intervenções na subida do Castelinho, para permitir o acesso às torres de telecomunicações instaladas no Morin, o local recebe manutenção com uso de retroescavadeira e colocação de pó de pedras para eliminar buracos na pista. A pasta também deslocou funcionários para manutenção em caixa de passagem na Rua Jorge Justen (Bingen) para liberar a circulação normal de veículos. No Quitandinha, a Rua Getúlio Vargas passa por manutenção de calçamento.

Outro serviço que está sendo feito é o de aplicação de asfalto na comunidade Pedras Brancas (Mosela), onde a via ficou danificada na última quarta-feira (8) – é o segundo dia de tapa-buraco no local. Ruas no Retiro, Valparaíso, Mosela, Castelânea e no Centro também serão atendidas ainda nesta sexta.

Equipes da Secretaria de Serviços atuam no Bingen com a lavagem de ruas e raspagem de lama e retirada de barreiras no Capela. Houve retirada de barreiras nas ruas Lopes de Castro (Dr. Thouzet), Goiás e Campos (Quitandinha), e de terra na Rio de Janeiro e Getúlio Vargas (Quitandinha), São Norberto e Angélica Lopes de Castro (Valparaíso)

A Comep está fazendo limpeza e lavagem em pontos ao longo da Cel. Veiga, Duas Pontes, Ponte Fones e Olavo Bilac. Na João Xavier e em Nogueira, é feito retirado de galhos.

Desde a chuva da última quarta-feira, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 217 ocorrências. São 19 imóveis interditados, sendo oito na Rua Piauí, cinco na Rua Alagoas e mais um na Rua Rio de Janeiro, todos esses no Quitandinha. Também estão interditadas casas na Rua Atílio Marotti, no Retiro, Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra, Estrada da Saudade, Alto Independência e Mosela.

Na quarta, em menos de uma hora, a cidade registrou 96,4 milímetros de chuva. O número é quase nove vezes maior do que o esperado para aquele dia. De quinta-feira (2) passada até esta sexta são 471 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta. A Defesa Civil ressalta que o trabalho está sendo feito da melhor maneira para atender os moradores no menor tempo possível.

Equipes da Secretaria de Assistência Social estão atendendo os moradores que ficaram desalojados. Até o momento, 51 famílias foram atendidas no ponto de apoio do Quitandinha, na Rua Amazonas, que fica na Escola Municipal Stefan Zweig. E outras oito famílias em bairros como Mosela, Alto Independência e Estrada da Saudade. Todas as famílias estão alojadas em casas de parentes.

Os institutos de pesquisa indicam a possibilidade de 35 milímetros de chuva nesta sexta-feira.