Domingo acontece a tradicional lavagem da escadaria da Igreja Matriz de Maricá

Domingo acontece a tradicional lavagem da escadaria da Igreja Matriz - Foto: Divulgação/Clarildo Menezes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os tambores vão ecoar num pedido de paz para o mundo durante a 21ª edição da Lavagem da Escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá, que será realizada no próximo domingo (12), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Religiosos.

Segundo o babalorixá Jonas Liminha, organizador do evento, os recentes litígios bélicos entre Estados Unidos e Irã são um motivo a mais para que fiéis de todas as religiões se unam para buscar o fim das tensões.

Como nos anos anteriores, a concentração do evento será realizada na Praça da Bandeira, a partir das 16h, de onde os participantes sairão em caminhada até a igreja matriz, na Praça Orlando de Barros Pimentel, às 17h30.

Liminha diz que o objetivo é não atrapalhar a missa das 19h. "Vale lembrar que o evento, realizado pelo povo das religiões de matriz africana, é aberto a praticantes de todas as crenças”, afirma o babalorixá, que é presidente da Fonte para Orientação Religiosa das Matrizes Africanas (Forma).

A edição deste ano contará com a presença do cantor Claudinho Guimarães e da associação de capoeira Filhos do Kikongo, de São Gonçalo, cujos tocadores de berimbau atuam como guardiões da lavagem.