Familiares lamentam morte de irmãos eletrocutados em SG

Familiares estiveram no IML de São Gonçalo, na manhã desta terça-feira - Foto: Colaboração: Cyro Neves / Rádio Tupi

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os corpos dos irmãos Kaio e Kauan de dois e 14 anos, respectivamente, mortos eletrocutados na tarde de segunda-feira (13), enquanto brincavam empinando pipa no bairro do Portão do Rosa, em São Gonçalo, serão sepultados nesta terça-feira (14). A cerimônia será realizada às 16h, no Cemitério São Miguel, na mesma cidade.

Familiares dos jovens estiveram, na manhã desta terça, no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, localizado no bairro de Tribobó, para realizar os trâmites de liberação dos corpos. O sentimento entre eles era uma mistura de tristeza e revolta. Segundo os parentes, o fio que causou a morte dos irmãos já estava solto de um poste de energia elétrica.

Para os familiares, a responsabilidade do problema no poste é da concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia na região. Embora relatos iniciais tenham apontado para que os irmãos estivessem empinando pipa utilizando uma linha com cerol, os parentes não confirmaram esta informação.

De acordo com o caminhoneiro Lenilton Gonçalves, tio dos meninos, testemunhas relataram que, enquanto eles brincavam no momento do acidente, o fio caiu sobre Kaio. Ao ver o irmão sofrendo a descarga elétrica, Kauan tentou ajudá-lo, mas acabou eletrocutado também. Os jovens ainda foram socorridos, mas morreram a caminho do hospital.

“Eles estavam no campo soltando pipa e não sei se a linha bateu no fio ou se foi outra linha, que não era deles.Só sei que o fio caiu e pegou no Kaio, aí o Kauan viu e foi tentar socorrer o irmão, quando ele também recebeu a descarga elétrica”, disse Lenilton.

O tio das vítimas também relatou que a mãe das crianças, irmã dele, está completamente desolada e à base de remédios tranquilizantes. Ela também esteve no IML mas, sem condições emocionais, não conversou com a imprensa.

“A mãe deles está desolada. Ela tem cinco filhos e amor de mãe é uma coisa incomparável. Pode ter até 100 filhos, perder um faz sofrer, ainda mais perder dois de uma forma tão triste, tão trágica. Ela foi medicada ontem na UPA, hoje precisou ir de novo. Ela está sob efeito de remédios”, acrescentou o caminhoneiro.

Lenilton completou afirmando que os irmãos eram muito unidos e que Caio, o mais novo, costumava chamar Cauan de pai. “A união deles era tão grande que Kaio tratava o Kauan como pai. Ele morreu sendo pai, ele fez o papel que qualquer pai faria. Eles eram irmãos, estavam sempre juntos”, concluiu o tio dos meninos.

Em nota enviada à imprensa e, a Enel afirma que “lamenta profundamente o acidente ocorrido no fim da tarde de segunda-feira em São Gonçalo. A empresa reafirma que está disposta a oferecer apoio aos familiares das vítimas enquanto apura as circunstâncias do acidente. Um representante da concessionária esteve na manhã desta terça-feira no IML para oferecer suporte aos familiares presentes no local. A empresa acrescenta que vinha tentando identificar algum representante da família desde a noite do dia do acidente.

Sobre as possíveis causas, a empresa esclarece que relatos de moradores, mencionados no Boletim de Ocorrência sobre o acidente, apontam o cabo de energia teria sido rompido por uma linha de pipa. A empresa seguirá apurando as causas do ocorrido. Sobre o fornecimento de energia, a concessionária informa que enviou uma equipe ao local assim que tomou conhecimento do acidente, mas os técnicos foram impedidos de acessar a região. Por medida de segurança, a concessionária interrompeu remotamente o fornecimento de energia na área. Na manhã desta terça-feira, técnicos da empresa estiveram novamente no local e restabeleceram o serviço."