Irmãos que morreram eletrocutados são sepultados em São Gonçalo

Kaio, de 2 anos, e Kauã, de 14, foram enterrados no cemitério São Miguel - Foto: Douglas Macedo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos, acompanharam, na tarde desta terça-feira (14), o enterro dos irmãos Kaio Gonçalves de Souza Ribeiro, de 2 anos, e Kauã Gonçalves Bittencourt, de 14. Eles foram sepultados no Cemitério São Miguel, em São Gonçalo. Os dois morreram enquanto brincavam em um terreno próximo à casa onde moravam, na comunidade da Cerâmica, no bairro do Porto do Rosa, na tarde de segunda (13), quando um fio de alta tensão os atingiu.

De acordo com a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região, relatos de moradores, mencionados no Boletim de Ocorrência sobre o acidente, apontam o cabo de energia teria sido rompido por uma linha de pipa. A família, no entanto, desmente essa versão e alega que o fio já estava solto no local há mais de um mês e que nenhuma manutenção foi realizada até então. 

"Queremos justiça. Não tem como uma criança de dois anos estar soltando cafifa na chuva. Isso é um absurdo! Não tem lógica. Eles estão querendo fazer isso para acusar a família. A Enel não está querendo se responsabilizar pelo dever dela. Eles têm que estar aqui para ajudar a família neste momento", desabafou Greicielle Carvalho Silva, de 30, prima do pai do Kauã.

O avô das vítimas, Jorge Coutinho, de 53 anos, conta como era conviver com eles e também rechaça a versão de que estavam soltando cafifa.

"Eram um amor de crianças. O kauã tomava conta de todos eles, era um como um pai. Estamos com o coração partido. O fio estava no chão e o menor pegou no fio. O irmão viu, correu para buscar ele e acabou também tomando eletricidade", conta.

Um representante da Enel esteve na manhã desta terça no Instituto Médico Legal (IML) para oferecer apoio à família. A empresa disse que seguirá apurando as causas do ocorrido. Sobre o fornecimento de energia, a concessionária informou que enviou uma equipe ao local assim que tomou conhecimento do acidente, mas os técnicos foram impedidos de acessar a região. Por medida de segurança, a concessionária interrompeu remotamente o fornecimento de energia na área. Na manhã desta terça-feira, técnicos da empresa estiveram novamente no local e restabeleceram o serviço.