Segurança Presente faz mais de 140 mil atendimentos sociais

Segurança Presente realizou mais de 140 mil atendimentos sociais - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Leno Pereira, capixaba, ex-morador de rua retornou a sua cidade natal em Guarapari e, em menos de um mês, conseguiu um emprego. Gabriel Crispim, 24 anos, vive em situação de rua e através do serviço social tirou a 2ª via da certidão de nascimento. O que essas histórias têm em comum? Elas fazem parte dos mais de 140 mil atendimentos feitos pelas 39 assistentes sociais que trabalham na Operação Segurança Presente, coordenada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, desde 2014.

Todos os dias, pessoas de diversas idades procuram os profissionais da equipe de assistência social nas bases da operação, com o intuito de conseguir abrigo, tratamento para dependência química, orientação para a retirada de documentos e encaminhamento para vaga de emprego.

"O Serviço Social do Segurança Presente oferece meios para garantir direitos e prevenir ou até mesmo solucionar problemas ligados à habitação, emprego, educação e saúde. Damos assistência à pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados", declarou Ana Lucia, assistente social do Centro Presente.

A escuta qualificada dos assistentes é a principal forma de entendimento das situações enfrentadas por quem saiu de casa ou mesmo de cidade. Os assistentes identificam a necessidade de cada um e, após o diagnóstico, trabalha com as redes de serviços para dar o encaminhamento adequado.

Quando precisam de acolhimentos, as pessoas são encaminhadas para abrigos públicos, hotéis populares, Centros de Referências, Clínica da Família e nestes locais recebem toda a assistência necessária. Quando possuem alguma dependência química, os assistidos são encaminhados para Centros de Recuperação e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas para tratamento. E caso tenham necessidade, também são orientados para tirar a segunda via de certidão de nascimento e identidade.

"Procuramos desenvolver ações que promovam qualidade de vida e redução de riscos sociais para poder garantir os direitos do cidadão aos nossos serviços, buscando resgatar a cidadania das pessoas que atendemos nas nossas bases", esclarece Gilvania de Souza, assistente social da Operação Ipanema Presente.

Além das ajudas diárias, os assistentes sociais promovem diversas campanhas comemorativas e de conscientização durante todo o ano. Em 2019, por exemplo, foram realizadas campanhas da Páscoa, do Dia da Mulher, do Dia das Crianças, além do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Visitação: Terça a sábado

Horário : de 12h às 17h