Escola de Heróis será ampliado e atenderá mais 6 mil de alunos este ano

Escola de Heróis será ampliado e atenderá mais 6 mil de alunos este ano - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) lançou, em setembro de 2019, o Programa Escola de Heróis. A proposta, em parceria com o Corpo de Bombeiros, contemplou 300 estudantes de três escolas. Por conta do retorno positivo, o número de estudantes atendidos e de escolas será ampliado. Neste ano, a iniciativa atenderá mais de 6 mil alunos, de 80 unidades de ensino, incluindo jovens do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

Em 2019, a iniciativa foi realizada no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Ciep 336 -Octávio Malta, em Campo Grande, na Zona Oeste; e Ciep 308 - Pascoal Carlos Magno, em Itaboraí. Os alunos tiveram instruções teóricas e práticas de primeiros socorros, prevenção de incêndios e de afogamentos, acidentes de trânsito e domésticos, perigos da linha Chilena, balões, exercícios simulados de evacuação em caso de emergência, entre outras orientações.

“A iniciativa tem como objetivo tornar estudantes e professores agentes multiplicadores dos conhecimentos preventivos de acidentes, contribuindo na formação do cidadão e levando valores de cidadania, ética, respeito à vida, melhora da convivência em comunidade, consciência coletiva e compromisso com a preservação do meio ambiente. O programa também divulga os principais telefones de emergência e conscientiza os jovens sobre os transtornos gerados pelos chamados trotes”, disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Até 2022, a meta é atender 500 escolas, beneficiando aproximadamente 40 mil estudantes da rede pública estadual.