Usuários reclamam da falta de informação do Detran

Posto do Detran de Neves voltou a funcionar nesta quinta - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A interdição da unidade do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) de Neves, em São Gonçalo, segue causando transtornos aos usuários que têm atendimento marcado no local. Isso porque a pessoa só é informada de que o serviço não poderá ser realizado quando chega na unidade e vê um aviso na porta. Nenhum funcionário realiza a orientação, apenas o cartaz.

A manicure Daniele Domingues, de 38 anos, tinha uma prova teórica de habilitação marcada para ocorrer no posto de Neves, mas foi surpreendida ao chegar no local e vê que teria que mudar o local do exame.

“Não estava preparada para a troca do local da prova. Fiquei sabendo apenas quando cheguei no posto de Neves e vi o aviso na porta. Se tivessem avisado antes, eu não precisaria vir à toa. Um transtorno”, disse Daniele.

Já a esteticista Ana Paula Ferreira, 32, notou que teria que ir para outro município realizar o emplacamento da moto que tinha agendado. 

“Não tive nenhum tipo de aviso prévio. Com tanta tecnologia nos dias de hoje, o Detran poderia ter mandado uma mensagem informando a troca do local, pelo menos. Cheguei no posto de Neves próximo à hora que eu tinha agendado e fui surpreendida com a troca da unidade. Agora tenho que me deslocar para Niterói e creio que não vou conseguir chegar a tempo”, lamentou Ana Paula.

O Detran de Neves foi interditado na última quarta-feira (15) por conta de uma infestação de piolhos de pombo. Em nota, o Detran informou a ação foi tomada para que a Vigilância Sanitária tomasse as devidas providências. Inicialmente, segundo o Detran, o posto voltaria às atividades na última sexta-feira, fato que não aconteceu. Na data, o órgão foi procurado e informou que posto seria reaberto somente após a liberação da Vigilância Sanitária, sem a definição de uma data. 

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que uma equipe do Controle de Vetores da Vigilância Ambiental foi acionada para fazer a pulverização de inseticida e desratização de todo ambiente e entorno. Segundo a nota, a Vigilância Sanitária não realizou nenhuma interdição no local, e que a decisão de permanecer com o posto fechado foi do Detran, que deve fazer a limpeza do ambiente, já que foi aplicado o veneno.  

De acordo com o Detran, os usuários agendados na unidade de Neves, terão cinco dias para procurar postos próximos para fazer os serviços, sem a necessidade de novo agendamento.

Os atendimentos da Diretoria de Registro de Veículos, como licenciamento anual, transferência de propriedade e emplacamento, serão oferecidos na unidade de Niterói (para veículos de pequeno porte), na Rua Desembargador Lima Castro, 276, no bairro do Fonseca, e no posto de Itaboraí (para veículos de grande porte), na Avenida 22 de Maio.

Os serviços de Identificação Civil, como solicitação da primeira ou segunda via da identidade, podem ser realizados na unidade do Rocha, localizada na Rua José Lourenço Azevedo, 44, também em São Gonçalo, ou nas unidades de Niterói, no bairro do Fonseca ou no Niterói Shopping.

Os procedimentos de Habilitação, como emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, alteração de dados, renovação e mudança de categoria, entre outros, podem ser feitos na unidade do Rocha, em São Gonçalo.

A exceção é a prova eletrônica, que deverá ser reagendada para outras unidades que ofereçam o serviço.