Quadrilha vendia remédios roubados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma quadrilha especializada na compra e venda de medicamentos roubados foi desarticulada, na quinta-feira da passada (16), durante uma operação conjunta entre policiais da 57 DP (Nilópolis) e agentes da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas (DEPATRI) de Minas Gerais. A organização criminosa teria movimentado cerca de R$ 8, 7 milhões entre 2018 e 2019.

Na ação, as equipes estouraram três depósitos de medicamentos em Nilópolis e recuperaram uma carga com milhares de produtos hospitalares.

Segundo a polícia, seis integrantes da quadrilha foram presos, incluindo um funcionário da prefeitura de Nilópolis, que foi preso em flagrante logo após desviar medicamentos de um dos postos de saúde da cidade.

A quadrilha também é responsável por receptar uma carga avaliada em mais de R$ 7 milhões de remédios para tratamento de câncer, referente a uma carga roubada no estado de Minas Gerais e logo após comercializada no estado do Rio Grande do Sul.

Segundo as investigações, o bando atua com mais de 17 empresas de fachada para revenda de medicamentos, além de realizar a falsificação de notas fiscais para esconder a procedência ilícita dos remédios para posteriormente comercializá-las com clínicas e hospitais públicos e privados em todo o Brasil.

Entre os presos, há um funcionário da prefeitura de Nilópolis. Ele, de acordo com as investigações, seria responsável por desviar medicamentos da prefeitura de Nilópolis e revender para empresas privadas envolvidas no esquema criminoso. Ele e outros dois supostos comparsas foram indiciados por peculato e organização criminosa.

Também foram presos outros três acusados de integrar a quadrilha, funcionários da empresa MEDICAL RIO, e que, também segundo a polícia, seriam responsáveis por receptar os medicamentos subtraídos e os revender através de notas fiscais falsas nos pregões eletrônicos.