PGM pede reabertura da Avenida Niemeyer

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com as obras emergenciais concluídas na Avenida Niemeyer, a Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro foi à Justiça pedir a reabertura da via. Conforme petição do dia 10 de janeiro deste ano, solicitando à 3ª Vara de Fazenda Pública a suspensão da medida liminar que fechou a Avenida em 28 de maio de 2019, estão afastados os riscos de escorregamento das camadas superficiais da encosta - fato comprovado nos últimos dias de chuva, quando a Avenida Niemeyer mostrou-se segura após as intervenções realizadas.

"Tivemos dias de fortes chuvas este ano sem qualquer ocorrência. Isso demonstra a segurança da via e a efetividade das nossas intervenções", assinala o Secretário Municipal de Infraestrutura Habitação e Conservação, Sebastião Bruno.

Na petição, a PGM também destacou decisão judicial de 31 de maio de 2019, afirmando que a medida liminar "poderá ser revista diante da comprovação por parte do Município da conclusão das obras de limpeza e recuperação das áreas de escorregamento e prevenção de novos acidentes, de forma que tais áreas deixem de oferecer risco à população".

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação (SMIH), o escopo das obras emergenciais feitas pela Prefeitura do Rio na Avenida Niemeyer já foi concluído. Ao todo, a Prefeitura investiu mais de R$ 34 milhões em 56 pontos de intervenções ao longo de toda a vida, até a comunidade do Vidigal.

Foram realizadas, entre outras obras, a colocação de drenos profundos, o restabelecimento do sistema de drenagem, a eliminação de contribuição de esgoto e a instalação de muros de contraforte, telas grampeadas, chumbadores e cortinas atirantadas.