Guarda Municipal registra aumento de 15% na fiscalização de trânsito em 2019

Guarda Municipal do Rio de Janeiro aplicou mais de 500 mil multas por diversas irregularidades - Foto: Robert Gomes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro registrou em 2019 um aumento de 15% no número de infrações, em relação ao ano anterior, aplicando o total de 568.883 multas por diversas irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Responsável pela fiscalização de trânsito em toda a cidade há 22 anos, a Guarda Municipal conta com três Grupamentos Especiais de Trânsito (GET), que cobrem as regiões do Centro e das zonas Norte, Sul e Oeste e realizam diversas ações de rotina e missões especiais.

O levantamento aponta que a infração mais cometida pelos motoristas continua sendo o estacionamento irregular no passeio, que é alvo de 70% das reclamações registradas por cidadãos na Central 1746 da Prefeitura do Rio. No ranking, o estacionamento na calçada lidera com 81.466 multas aplicadas, seguido de estacionar o veículo em local e horário proibido especificamente pela sinalização (39.211 registros); estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização (26.643); dirigir manuseando o telefone celular (25.696); e parar o veículo em local e horário proibido especificamente pela sinalização (23.697).

"Os resultados mostram um crescimento natural na fiscalização, mas ainda há muita irregularidade nas ruas pela falta de respeito às regras de trânsito. O estacionamento irregular é um exemplo disso. A cidade cresceu e hoje temos milhões de veículos circulando e novas modalidades de serviços de transporte, que tornam o trânsito mais pesado e causam impactam na fiscalização", afirma o subdiretor de trânsito, inspetor Itaharassi Bomfim Junior.

Os números foram registrados pelos agentes de trânsito credenciados, por meio de talão impresso de multa e de aparelho palm top, sendo contabilizados pela Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran), que é responsável pelo planejamento de todas as ações diárias de ordenamento, controle e de fiscalização de trânsito na cidade, e de apoio a eventos esportivos e culturais.

Serviço de videofiscalização

Implantado pela Prefeitura do Rio em 2018, o Serviço de Videofiscalização de Trânsito por meio de câmeras registrou 16.376 infrações nos quatro pontos de monitoramento da cidade no ano passado. No Largo do Machado, na Zona Sul, foram aplicadas 4.317 multas pelas câmeras desde o dia 3 de julho. Na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell (Lagoa-Barra) foram 2.400 multas registradas nos dois sentidos desde o dia 29 de abril. Um dos pontos de entrada e saída da cidade, a Rodoviária Novo Rio registrou 3.950 infrações de março a dezembro do ano passado. Primeiro local a contar com o serviço, em setembro de 2018, o Aeroporto Internacional Tom Jobim acumulou 5.789 infrações em 2019.

O sistema foi implantado pela CET-Rio e pela Coordenadoria de Monitoramento da Cidade, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Seop), sendo operado por guardas municipais do Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona no 3º andar do Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova. Os guardas municipais acompanham o trânsito em tempo real e multam os condutores por meio de identificação da placa ao flagrar eventuais infrações de trânsito, coibindo especialmente o estacionamento irregular, que compromete a circulação e a segurança de pedestres, além de interferir na fluidez do trânsito.

Segurança para motoristas, ciclistas e pedestres

Com efetivo total de 900 guardas com foco exclusivo no trânsito, a Guarda Municipal realiza regularmente operações para implantar faixas reversíveis, além do fechamento e monitoramento das áreas de lazer e das Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCCs). As operações são fixas e planejadas pela Subdiretoria Técnica de Trânsito e contribuem para a segurança viária de condutores, ciclistas e pedestres e também têm caráter educativo. Atualmente, a Guarda Municipal opera 10 das 13 faixas reversíveis da cidade, nas Zonas Sul, Norte e Oeste. Para realizar a atividade, os agentes de trânsito utilizam 756 cones, 11 viaturas e 45 rádios de comunicação para demarcar a mudança de sentido.

Os guardas atuam ainda no fechamento e no monitoramento das três APCCs existentes na cidade, no Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca e na Região do Porto Maravilha. O trabalho é realizado em conjunto com outros órgãos, como a CET-Rio e a Polícia Militar, beneficiando cerca de 400 ciclistas, que podem contar com locais seguros, sem circulação de automóveis, para a prática de ciclismo de alto rendimento.

Nas áreas de lazer, além do fechamento das vias e do monitoramento para impedir invasão de veículos, os guardas municipais também fazem campanhas educativas nos finais de semana na orla da Zona Sul, com a distribuição de folhetos informativos, orientando sobre a correta utilização dos espaços, visando garantir o lazer seguro e acessível a todos. Atualmente, a cidade conta com cinco áreas de lazer: Aterro do Flamengo, Copacabana, Ipanema, Leblon, na Zona Sul; Praça Cruz Vermelha, no Centro; e Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, que foi inaugurada no dia 19 de janeiro.