Barcas: mudanças de horários para reduzir prejuízo de R$ 7 milhões mensais

Intervalos entre as viagens ficarão maiores - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde o anúncio, as mudanças na grade de horários das barcas têm causado revolta nos usuários, principalmente nos moradores de Paquetá, que têm as barcas como principal meio de transporte. Segundo a CCR Barcas, as medidas - que serão implementadas a partir do próximo sábado (25) - têm o objetivo de reduzir os prejuízos operacionais que somam R$ 7 milhões por mês, além de viabilizar a continuidade da prestação do serviço.

A medida, que já foi suspensa por três vezes, prevê o aumento nos intervalos de 10 para 15 minutos na linha Arariboia nos horários de rush (das 6h30 às 10h e das 16h30 às 20h). Além disso, serão reduzidos os números das viagens da linha Paquetá.

Na terça-feira (21), fizeram uma manifestação em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aos gritos de "respeita Paquetá", usuários do único serviço público de travessia entre a ilha e o Rio carregavam faixas de protesto, pedindo a readequação dos horários das viagens.

Após o ato, os moradores se reuniram com representantes do Governo do Estado para apresentar sugestões sobre a nova grade de horários. Até sexta-feira (24) uma nova reunião será realizada para discutir a questão. A Defensoria Pública do Estado, no entanto, informou que vai recorrer da decisão que determina a alteração no horário das viagens.

A nova programação foi proposta pela Secretaria de Estado de Transportes e aceita pela Justiça, em audiência realizada na 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, com a participação da Defensoria Pública do Estado, da Agetransp e de representantes da CCR Barcas.

Todas as mudanças podem ser consultadas no site da CCR Barcas (http://www.grupoccr.com.br/barcas)