Plataforma Digital da Engenhoca está com inscrições abertas

Concursos: mais de 1.700 vagas abertas no Rio - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Plataforma Urbana Digital da Engenhoca (PUD) da Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para vários cursos de curta duração, como Operação Básica de Drone, Noções Técnicas para Montagem e Manutenção, Introdução à Robótica com Lego, Programação para Crianças, Desenvolvimento de Jogos, Noções Básicas para Impressão 3D, Informática Básica e Informática Básica Kids. Todos os cursos são gratuitos e abertos à população, de acordo com a faixa etária especificada.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.plataformadigital.niteroi.br ou presencialmente. Caso ainda não tenha cadastro, compareça à Plataforma com CPF ou baixe o aplicativo para se cadastrar.

A PUD, coordenada pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói, é um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e acesso às novas tecnologias e inovação. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para formação global, ampliação da dimensão educacional, lúdica, artística e tecnológica da população.

A Plataforma Digital conta com um espaço multiuso com cinema ao ar livre, promoção de atividades com jogos tecnológicos, simuladores virtuais, totens com informações diversas sobre a cidade, cursos e espaços de arte.

Necessidades Especiais: A PUD possui um espaço reservado com acessibilidade no qual dispõe de quatro computadores com tela touchscreen, bancada de fácil acesso à cadeirantes, mouses (trackball e joaninha) e teclados adaptados (com colmeia de acrílico, alto contaste com letras ampliadas e braile) que facilitam o uso para pessoas com deficiência e / ou mobilidade reduzida. Além disso, o espaço possui o Sistema Operacional DOSVOX que permite que pessoas cegas utilizem o microcomputador para desempenhar tarefas com certa autonomia. O espaço conta também com o leitor de telas NVDA para deficientes visuais e o jogo JECRIPE que foi desenvolvido para atender pessoas com deficiência ainda em idade pré-escolar. A Plataforma possui rampas de acesso e banheiro para pessoas com deficiência física.