Hospitais estaduais em SG e Itaboraí ampliam visita em CTIs

Pais, filhos, avós, irmãos e cônjuges terão direito a visita estendida - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os hospitais estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí, implantaram recentemente mais uma iniciativa para tornar o atendimento ainda mais humanizado. Centrado nas necessidades do paciente e de seus familiares, as unidades ampliaram o horário das visitas nos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) e nas enfermarias de clínica médica.

As “visitas estendidas” vão garantir uma flexibilização total do horário aos familiares (pais, filhos, irmãos e tios), respeitando o momento de higiene, medicação e intervenção médica. O programa foi instalado por uma equipe multiprofissional e envolveu médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

"Uma grande iniciativa. Trabalho das 8h às 16h e nunca conseguiria visitar meu sobrinho, que sofreu uma queda, no horário normal de visitas. Mas com este projeto saio do trabalho direto para o hospital. É muito importante esta disponibilidade para nós e para o paciente também", garantiu a comerciária Janaína Lemos.

Estudos garantem que a “visita estendida” contribui com a redução pela metade da ocorrência de distúrbio psiquiátrico comum em pacientes hospitalizados.

No Alberto Torres, a visitação aos pacientes do CTI e da clínica médica acontece das 8h às 14h e das 17h às 18h. Já no João Batista Cáffaro, a visita estendida tem início às 6h30. Com a implantação do projeto, até dois familiares podem acompanhar o paciente nas unidades que são administradas pelo Instituto Lagos Rio.