Imóvel novo ou usado? Qual é a melhor opção para o comprador?

Bruno Serpa Pinto - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Bruno Serpa Pinto

A casa própria é um sonho de consumo da grande maioria dos brasileiros e, uma vez que está em condições de fazer essa aquisição, resta tomar a próxima decisão: adquirir um imóvel novo ou usado? Existem sempre prós e contras dos dois lados que devem ser considerados e ponderados pelo comprador e vamos apresentar aqui alguns deles.

A principal vantagem do imóvel usado, no momento, é a sua disponibilidade. Como muitas vezes o comprador quer morar em um lugar específico da cidade - seja por questões de trabalho ou proximidade da família - há sempre imóveis usados à venda nas mais diferentes regiões. Além disso, o baixo custo de algumas destas unidades também pode ser vista como um atrativo.

No entanto, para quem está em busca de um investimento mais seguro, a compra de imóveis novos é a mais recomendada. Algumas das principais dores de cabeça para quem investe em unidades mais antigas está na reforma da casa. Esses custos extras podem ser desconsiderados na aquisição de apartamentos recém-construídos, já que o consumidor recebe em mãos uma moradia já alinhada aos padrões mais modernos - o que evita dores de cabeça no longo prazo.

Outro aspecto fundamental é a sustentabilidade. Condomínios recém-construídos possuem novidades que não só ajudam na preservação do meio ambiente, mas também do bolso dos seus moradores. Muitos deles contam com tecnologias de reaproveitamento de água e uso de painéis solares para captação de energia.

Um ponto importante para quem ainda está economizando para a compra é o valor de entrada. Em imóveis novos, o valor do sinal é consideravelmente inferior ao de um imóvel usado. Quando colocados na balança, estes prós e contra sinalizam que a economia que o consumidor pode encontrar ao comprar um imóvel usado não é tão positiva quando se leva em conta algumas das vantagens que uma unidade nova pode apresentar.

Tranquilidade na aquisição - Nos imóveis novos da cidade, as associadas da ADEMI-Niterói também garantem uma tranquilidade muito maior no momento da aquisição, uma vez que a documentação dos imóveis está sempre em dia e não há riscos ou problemas de titularidade - a segurança jurídica é muito maior.

Diante disso, recomendamos a todos aqueles que sonham com uma casa própria ou que estão em busca de um investimento imobiliário a compra de um imóvel novo. Entre em contato com as nossas associadas e confira as oportunidades disponíveis na sua região de interesse.