Atravessando a crise com a comunidade na rua

Todos os segmentos participarão do primeiro ensaio de rua da Porto da Pedra, no Patronato - Foto: Ana Cristina Victória/ Divulgação

O Flu na Folia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Faltando pouco menos de um mês para os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, a Unidos do Porto da Pedra realiza seu primeiro ensaio de rua para o Carnaval 2020 neste domingo, em São Gonçalo. A concentração é às 20h, na Rua Francisco Portela, no bairro do Patronato, em frente a UERJ.

A vermelha e branca gonçalense já convocou todos os segmentos para o ensaio. Diante das dificuldades enfrentadas pela agremiação para realizar seu carnaval, o presidente Fábio Montibelo afirmou que o apoio da comunidade é o que impulsiona o Tigre.

"Iremos fazer uma festa muito bonita e mostrar que a população de São Gonçalo clama pelo carnaval de rua. Em ensaios de rua da Porto da Pedra, comerciantes locais e ambulantes faturam. Todo mundo ganha", disse o presidente, criticando a falta de apoio do poder público municipal.

Os ensaios deveriam ser iniciados no dia 12 de janeiro, mas foi cancelado, segundo a Porto da Pedra, por entraves enfrentadas com a Prefeitura de São Gonçalo. A escola alega que a crise financeira foi agravada pela falta de verba do Executivo. No fim do ano passado, a Câmara de Vereadores do município aprovou uma emenda orçamentária destinando R$ 300 mil para custear a produção do carnaval do Tigre. O problema é que até agora o prefeito José Luiz Nanci não "canetou" o projeto.

Em 2020, a Porto da Pedra levará para a avenida o enredo "O que é que a baiana tem? Do Bonfim à Sapucaí", desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon. A vermelha e branca de São Gonçalo será a quarta agremiação a desfilar na sexta-feira de carnaval, 21 de fevereiro, pela Série A do carnaval carioca.