Niterói: Ministério da Saúde descarta caso de coronavírus

Saúde descarta que internado em Niterói contraiu coronavírus - Foto: Reprodução Google

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (27), que o caso de um paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com suspeita de contaminação por coronavírus, não se enquadra na atual definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o NCOV-2019 (o novo coronavírus). O paciente havia viajado para a China. 

Apesar da suspeita ser descartada, o Ministério da Saúde disse que o paciente continuará sendo acompanhado.  “Seguirá, portanto, o fluxo de procedimentos para influenza e, desta forma, estabelecer seu diagnóstico apropriado”, diz a nota.

O Hospital Icaraí, através de nota, reafirmou a informação dada pelo Ministério da Saúde nesta segunda. De acordo com a unidade, o paciente deu entrada na unidade na última sexta-feira (24), com um quadro de tosse e dor de garganta há dois dias. O caso não foi classificado como suspeito porque o mesmo não apresentava febre.

Porém, devido à história epidemiológica, o hospital optou por notificar o caso à Vigilância Sanitária através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS), e está mantendo o paciente em isolamento desde seu atendimento na emergência. Assim, de acordo com o Hospital Icaraí, não oferece riscos para nenhum outro paciente internado na instituição, bem como para nenhum de seus funcionários.

O paciente encontra-se estável, não necessitando de internação em Terapia Intensiva e, assim que estiver restabelecido, receberá alta hospitalar. Foram colhidas amostras de secreção respiratória para exames específicos através do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, conforme orientação do Ministério da Saúde. 

A Fundação Municipal de Saúde de Niterói informou que monitorava o homem com a suspeita de contaminação e que, de acordo com os protocolos, todas as medidas necessárias foram tomadas pelo município. 

 

Navio no Porto de Santos

Em comunicado publicado no domingo (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que "não há quaisquer elementos que justifiquem preocupações" em relação ao navio KM Singapore, atracado no Porto de Santos. De acordo com a agência, informações que vem sendo divulgadas em redes sociais relacionado o navio com o coronavírus são "especulações".

"O navio não é procedente da China e fez suas últimas escalas em portos da África do Sul, Índia e Singapura. Não há qualquer tripulante doente, conforme atestaram a fiscalização da Anvisa que esteve a bordo e o próprio comandante da embarcação. O relatado uso de máscaras e luvas pelos tripulantes chineses deve-se às condições de trabalho exigidas, já que se trata de um navio que transporta grãos", informou o posto portuário da Anvisa em Santos.