Navio oceanográfico da Uerj será inaugurado nesta terça

Navio tem mais de 250 toneladas e capacidade para navegar com 30 pessoas - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugura, nesta terça-feira (28), o primeiro navio oceanográfico de uma instituição de nível superior do estado. Nomeada de Prof. Luiz Carlos, a embarcação teve custo de R$ 7 milhões e a viabilidade do projeto foi possível a partir do apoio financeiro dado por algumas instituições, entre elas a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que, em 2015, doou R$ 1,6 milhão para a sua construção. A inauguração acontecerá na Marina da Glória, às 15h.

A importância desse navio se justifica pelo fato de ter sido criado para alavancar pesquisas e projetos ambientais, como o monitoramento dos ecossistemas marinhos, aperfeiçoando a formação dos estudantes. Com 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, a embarcação - cujo nome homenageia o professor de Oceanografia da Uerj pelo seu trabalho na formação de gerações de alunos - ultrapassa 250 toneladas, tem capacidade para navegar com 30 pessoas, bem como autonomia de até 15 dias no mar.

"A Uerj é a primeira instituição de ensino superior do Estado do RJ a possuir um navio. Com ele, vamos potencializar o estudo das ciências do mar, inclusive como laboratório flutuante", afirma o diretor da Faculdade de Oceanografia, Marcos Bastos.

A embarcação vai atender aos alunos das diversas áreas da Oceanografia, apoiar outros cursos da universidade como Geologia, Geografia e Biologia. Além disso, possibilitará parcerias com órgãos governamentais, empresas e demais instituições de pesquisa.