Folia no interior é destino certo

Bloco dos Bonecões em São Pedro - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A folia de carnaval do estado, não é só na Marquês da Sapucaí e Centro da cidade do Rio de Janeiro, a tradicional festa tem programação estendida para todas as regiões do estado. No clima praiano, serrano ou campista a festa popular brasileira reúne quem quer se divertir ou apenas curtir o feriadão com uma boa viagem. As atrações na Região dos Lagos, Região Serrana e Norte Fluminense já estão movimentadas para o sucesso do carnaval das cidades do interior.

"O Carnaval de São Pedro da Aldeia é uma festa familiar e os nossos tradicionais blocos de rua são destaque na programação. Estamos organizando um evento para toda a família e desejamos que a população, os turistas e visitantes se divirtam na nossa cidade de maneira consciente e segura", comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

O município de São Pedro da Aldeia terá atrações musicais, no palco que será montado na Praça Agenor Santos, no Centro, da sexta-feira (21) até a terça-feira (25). Também terá desfiles de blocos de rua, ao todo serão 21 blocos. A partir do sábado (22) até a terça-feira (25), moradores e turistas também poderão curtir, no centro da cidade, o Bloco dos Bonecões, que homenageia figuras históricas do município, e a matinê, com uma programação especial voltada ao público infantil.

Na programação de Iguaba Grande, haverá várias atrações como bateria campeã da Mangueira, grupo Bom Gosto, Naldo Benny e Imaginasamba, bailinhos infantis, carnaval da família e shows com atrações locais e regionais, além do desfile de mais de 10 blocos de arrastão. Todos os shows serão na Praça da Estação a partir das 23h. A folia oficial começa na quinta-feira (20) e termina só do dia 29. Os desfiles acontecem entre os dias 22 e 25, sempre a partir das 17h, pelas ruas do Centro da cidade. Os bailinhos infantis e o carnaval da família acontecem de 22 a 25 de fevereiro na Praça Edyla Pinheiro, no Centro.

A programação do Carnaval de rua de Cabo Frio vai contar com 28 blocos com o tema da sustentabilidade, em parceria com o projeto Movimento Onda Forte. A abertura oficial será na sexta-feira (21), na Estação Praia do Forte, na altura dos quiosques. Ao todo, serão oito dias de folia e programação em mais três estações, sendo uma no bairro do Peró, uma em São Cristóvão e uma no distrito de Tamoios. O evento é uma parceria da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) com a Prefeitura.

Já na Costa Verde, um dos responsáveis pela festa de Angra dos Reis, o presidente da TurisAngra, João Willy, destacou que a cidade terá programação para todos os gostos e em diversos bairros. "Além de toda a programação no Centro, apoiaremos eventos nos bairros da Monsuaba, Jacuecanga, Camorim, Bonfim, Campo da Porteira, Praia do Aeroporto, Parque Belém, Frade, Vila Histórica e Parque Mambucaba, no continente; e na Vila do Abraão, Araçatiba e Provetá, na Ilha Grande. O que não vai faltar é opção para os moradores e turistas que estiverem em Angra no Carnaval", afirmou.

Além dos tradicionais blocos, a programação de Angra dos Reis vai contar com o Barracão do Samba, no Cais de Santa Luzia, no Centro da cidade, realizado pela Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar), em parceria com a Prefeitura, via TurisAngra. A festa começa oficialmente no dia 22 com shows e blocos, e terminado o pré-carnaval, os foliões terão apenas dois dias para recuperar as energias. O Barracão do Samba volta na quarta-feira (19), no Cais de Santa Luzia, e só termina na terça-feira de carnaval (25).

Já na Região Serrana, a cidade de Petrópolis vai realizar o carnaval dos bairros e blocos de rua. Serão seis os principais pontos de concentração: Cascatinha, Posse, Pedro do Rio, Nogueira, Alto da Serra e Corrêas, com atrações musicais e recreação infantil. Segundo a prefeitura, a programação ainda não está fechada e será divulgada nos próximos dias.