Ônibus Lilás promove ação de prevenção à violência contra a mulher em Niterói nesta terça

Nesta terça, o Ônibus Lilás estará no Centro de Niterói - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), o Ônibus Lilás, que promove um trabalho de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, chega a Niterói nesta terça-feira (18). A unidade móvel da Subsecretaria de Políticas para Mulheres estará estacionada das 8h às 16h, na Avenida Visconde do Rio Branco, ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. No mesmo local e horário, acontecerá também a Ação Social da SEDSODH, que facilita o acesso à cidadania, com isenção de taxas para emissão da segunda via de vários documentos. Nesta edição, o Ônibus Lilás também leva corte de cabelo gratuito para as mulheres e uma aula de zumba.

A programação contará com a presença da subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Camila Rodrigues, e da superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Patrícia Xavier.

O serviço itinerante leva atendimento de assistente social, psicóloga e advogada, que podem esclarecer dúvidas de mulheres em situação de violência e realizar encaminhamentos. Os atendimentos são privados e sob sigilo. Nesta terça-feira, a equipe promoverá uma ação de conscientização, distribuindo folders que explicam sobre Lei Maria da Penha e os cinco tipos de violência - física, psicológica, moral, sexual e patrimonial -, além de orientações sobre como buscar ajuda nos centros especializados, mantidos pela SEDSODH.

"Em 2019, reativamos nossos Ônibus Lilás e levamos esse serviço itinerante a 18 localidades. Somente este ano, entre janeiro e fevereiro, visitamos mais 9 municípios. Nestas ações foram realizados 30 atendimentos de mulheres em situação de violência e 157 encaminhamentos para nossos centros integrados ou especializados em atendimento à mulher (Ciam/Ceam), além de 1.758 isenções de documentos para a população em geral. Nosso desafio agora é ampliar esse trabalho, garantindo mais apoio não só no enfrentamento, mas também na prevenção", comentou a secretária Fernanda Titonel.

Ação Social

A Ação Social da SEDSODH contempla a isenção de taxa para emissão da segunda via da carteira de identidade, das certidões de nascimento, casamento ou óbito e para celebração de casamento ou união estável e averbação em certidões, além da declaração de hipossuficiência e busca para certidões de outros estados.