Niterói segue na liderança do saneamento básico do Estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio em saneamento básico. Levantamento do Instituto Trata Brasil divulgado esta semana mostra que a cidade alcançou 95,34% de esgoto e 100% de água tratados para a população. O estudo aborda os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - ano base 2018, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, o ranking do Trata Brasil mostra que Niterói é a cidade com melhor índice de saneamento do Estado do Rio e deverá chegar, este ano, à universalização.

"Niterói é referência no saneamento básico, e isso é resultado dos investimentos que ultrapassam R$ 150 milhões, desde 2013. Já atingimos o índice de 100% de abastecimento de água no município e chegaremos, ainda este ano, a 100% de esgoto coletado e tratado com a construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto, o que vai universalizar a cobertura de saneamento", explica o prefeito.

Para o Secretário de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Axel Grael, a pesquisa aponta também que Niterói ficou muito acima da média de 53,2% entre as cidades do país, em se tratando de coleta de esgoto.

"O ranking do Trata Brasil mostra que os fortes investimentos feitos no saneamento se convertem em saúde e qualidade de vida para a população. Niterói vai avançar ainda mais, não só com a universalização do esgoto tratado, mas também com o Plano Municipal de Saneamento, que fará a cidade avançar na sustentabilidade, um tema muito central para Niterói", ressalta o secretário.

A pesquisa do Instituto Trata Brasil busca mostrar os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.