Prefeitura de Niterói faz primeira sanitização na comunidade Vila Ipiranga

Desinfecção por conta do novo coronavírus (covid-19) é promovida na Vila Ipiranga, em Niterói - Foto: Luciana Carneiro/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Vila Ipiranga, no Fonseca, foi a primeira comunidade do país a receber a visita de agentes sanitários para a higienização das ruas e vielas contra o novo coronavírus. A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) escalou 40 profissionais que atuaram na ação em conjunto com os 25 agentes de sanitização da empresa contratada pela Prefeitura de Niterói. O prefeito Rodrigo Neves também anunciou a distribuição de 80 mil kits com produtos como sabão líquido, álcool, água sanitária e sabão em pó para as 220 mil pessoas atendidas pelo Programa Médico de Família em todas as comunidades de Niterói.

Na Vila Ipiranga, enquanto os agentes contratados percorriam as ruas e vielas da comunidade, 40 profissionais e dois caminhões-pipa da Clin, com 8 mil litros cada um, espalhavam a substância diluída em água pelas vias da comunidade e ruas do entorno, como a Tenente Osório, Alzira Vargas, João Brasil e parte da Rua São Januário. O produto quaternário de amônia de quinta geração, utilizado pelas equipes, é o mesmo usado pela China para desinfecção das ruas daquele país.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, falou sobre o trabalho preventivo na Vila Ipiranga e anunciou que o Morro do Estado e o Preventório também receberão o serviço nas próximas semanas. Juntas, as três comunidades concentram perto de metade da população da classes média baixa e baixa.

“A Vila Ipiranga é a maior comunidade da Região Norte de Niterói. Ela, o Morro do Estado e o Preventório concentram mais da metade da população que vive em comunidades na cidade. Esse trabalho é importante porque vai possibilitar a sanitização do ambiente externo da comunidade, as ruas, as vielas. Isso ajuda muito no combate ao coronavírus. O objetivo é neutralizar esse espaço por algumas semanas para que não haja a propagação do vírus”.

Distribuição de 80 mil kits - O prefeito Rodrigo Neves destacou ainda que a Prefeitura de Niterói vai distribuir 80 mil kits de limpeza para comunidades por meio do Programa Médico de Família. Cada kit contém sabão em pó, álcool gel, água sanitária e sabão líquido.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que esse trabalho de sanitização também será realizado nos espaços das unidades de urgência que vão atender pacientes com sintomas respiratórios.

"Além disso, estamos investindo para preparar a nossa rede de saúde. Nas nossas quatro unidades de urgência, o paciente com sintoma respiratório entra por um lugar, e os demais pacientes por outro. E estamos em um forte processo de expansão de leitos semi-intensivos para que a gente consiga acolher a população se houver um aumento dos casos graves da cidade".

Ação começou em Icaraí – O trabalho de sanitização das ruas de Niterói começou na segunda-feira (23) pelas principais ruas de Icaraí. Cerca de 12 profissionais reforçaram a ação que visa a eliminar a proliferação do novo coronavírus em ambientes comuns da cidade. Utilizando equipamentos de proteção individual, os agentes percorreram as vias principais e transversais aplicando o produto nas calçadas, fachadas de prédios, praças, bancos e pontos de ônibus.

A substância age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas.

O prefeito Rodrigo Neves destacou o trabalho de combate ao vírus que vem sendo feito na cidade e reforçou a importância da quarenta e do isolamento social.

“Implementamos uma tecnologia que foi muito eficaz nas cidades chinesas que enfrentaram a epidemia. Estamos lutando com todas as forças contra esse vírus e já vemos os resultados. Em Niterói, o aumento dos casos tem sido com menos força do que em cidades vizinhas, mas para que continuemos avançando, é fundamental que as pessoas sigam as recomendações e permaneçam nas suas casas. Só com esforço coletivo vamos eliminar esse vírus”, destacou o prefeito.

O bairro de Icaraí foi o primeiro local a receber a sanitização em Niterói por ser a região da cidade com o maior número de casos suspeitos de Covid-19 até o momento e também o local com concentração mais elevada de moradores com idades a partir de 60 anos. O serviço de sanitização será utilizado também nas principais vias da cidade, como as avenidas Roberto Silveira, em Icaraí, Amaral Peixoto, no Centro, Estrada Francisco da Cruz Nunes, na Região Oceânica, e Benjamin Constant, no Barreto, entre outras.