Itaboraí abre unidade exclusiva para atendimento ao coronavírus

O equipamento tem sido muito mencionado com a epidemia de covid-19 - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itaboraí

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na tarde da última quarta-feira (25), uma unidade exclusiva para atender pessoas com síndromes gripais e possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19).

O local, transformado temporariamente e que terá 13 leitos com respiradores disponíveis, foi a Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

O prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, fez um alerta para população ao anunciar a abertura dessa porta de entrada para síndromes gripais e o Covid-19.

"Hoje estamos abrindo uma porta exclusiva para o combate ao coronavírus na nossa cidade. Para você que não está acreditando na seriedade desse momento, quero dizer que estamos nos preparando, mas espero que a gente não precisa usar esses leitos. É o momento de continuarmos a quarentena e respeitando as orientações médicas. E quero também parabenizar a Saúde de Itaboraí, todo corpo médico e técnico", declarou o chefe do Executivo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, a ação segue todos os protocolos, com classificação de risco, acolhimento, triagem e outros.

"Essa estratégia tem o objetivo de criar uma porta de entrada independente, e o local escolhido foi por conta da suspensão de questões eletivas e consultas aqui na Policlínica", disse o gestor da pasta.

Os pacientes serão classificados de acordo com o nível, sendo de 1 a 3. No nível 1, será certificado se o mesmo necessita de isolamento residencial e demais orientações. Nos níveis 2 e 3, são para pacientes com desconfortos ou depressão respiratórias. Eles serão encaminhados para outra porta de entrada, e se necessário serão entubados, para colocação de monitorização cardíaca e prótese ventilatória.

A "nova" unidade conta com atendimento 24h e com uma equipe diferenciada e exclusiva. Ao todo são aproximadamente 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e outros.

Vale ressaltar que a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha está fechada para estudos, para possível atendimento ao coronavírus.