Rodrigo Neves reforça necessidade do isolamento social

Em pleno sábado de sol, as praias de Niterói permaneceram vazias, com a população respeitando o isolamento social - Foto: Reprodução/Cisp

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reforçou a necessidade do isolamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus neste sábado (28). Neves faz críticas à uma carreata marcada para o próximo domingo (29), que pretende reivindicar a reabertura do comércio.

“Os próximos dias e semanas serão decisivos para conter a propagação rápida do coronavírus em Niterói e evitar dramáticas consequências, como a perda de entes queridos e a continuidade da quarentena por muito tempo, paralisando a economia local por meses”, disse Rodrigo Neves.

O prefeito Rodrigo Neves acompanhou a sanitização na Vila Ipiranga, durante a semana

Foto:Luciana Carneiro/ Prefeitura de Niterói

O prefeito criticou a iniciativa de uma parte da população em organizar a carreata, que tem concentração marcada para a manhã de domingo, na Praia de Charitas, na Zona Sul. Neves também criticou a participação de deputados no evento e os sugeriu que abrissem mão de seus salários.

“Recomendo aos deputados, que têm seus salários em dia na Câmara e que estão convocando carreatas contra a estratégia mais recomendada pela Organização Mundial de Saúde para conter a propagação rápida do vírus, que assinem documento público abrindo mão de receber assistência de respiradores nos hospitais privados e públicos de Niterói, caso fiquem doentes”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves elogiou os cidadãos que têm cumprido o decreto de quarentena. Como exemplo, ele mencionou as praias da cidade estarem vazias em plena manhã ensolarada de sábado, visto que, em condições normais, elas estariam lotadas em dias como este.

“A quase totalidade da sociedade de Niterói em união nessa batalha pela saúde e pela vida na guerra contra o coronavírus. As praias de Piratininga, Icaraí , São Francisco e Itacoatiara vazias hoje em pleno sol de março. Isso se chama cidadania e consciência de que estamos enfrentando um inimigo invisível e poderoso que já matou milhares de pessoas em várias cidades do mundo”, pontuou.

Outras cidades têm carreatas suspensas

Em outras cidades do Estado, inclusive a capital, as carreatas que defenderiam a reabertura do comércio foram suspensas após decisão judicial, por meio de liminar, atendendo à denúncia do Ministério Público do Estado (MPRJ). 

Até o momento, a Justiça estadual já deferiu liminares em ações ajuizadas no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis,Volta Redonda e Barra Mansa. Já nos municípios de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé e Teresópolis foram expedidas Recomendações para a não realização das carreatas.