UFF na luta contra Covid-19

O reitor Antonio Claudio Nóbrega criticou a abertura de inscrições - Foto: Arquivo

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na luta contra o Covid-19, a Universidade Federal Fluminense (UFF) está organizando múltiplas frentes de trabalho que contam com a participação da comunidade acadêmica e também da população. O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega pontua que a UFF está ativa no combate à doença.

"São inúmeras as iniciativas desenvolvidas na universidade, desde ações administrativas, como a sanitização nos campi e do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), a institucionalização do grupo de trabalho de combate ao coronavírus e as normativas de isolamento da comunidade interna, bem como ações acadêmicas, desenvolvimento de pesquisas, projetos e tecnologias de proteção e higienização, como a produção de álcool 70%. Um dos desafios que enfrentamos é que alguns destes projetos encontram dificuldades na compra de insumos para a fabricação das tecnologias ou precisam de voluntários para que seja possível uma produção em larga escala".

Entre as ações em desenvolvimento que precisam de voluntários está a produção e manutenção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes de saúde do Huap, liderada pela "Frente UFF". Esse grupo é formado por pesquisadores da Escola de Engenharia em parceria com profissionais do hospital. Os interessados podem realizar um cadastro de voluntariado para auxiliarem nas seguintes áreas: impressão 3D, corte a laser, costura, transporte e trabalhos manuais.

Na impressão 3D, as tarefas de produção podem ser realizadas em impressora própria (caso o voluntário a tenha), ou em alguma disponível no local das atividades. Outro trabalho é o de modelagem 3D dos equipamentos. Os ajudantes também poderão auxiliar no corte de materiais plásticos para a montagem de EPIs, como máscaras do tipo faceshield. Na parte de costura, a demanda é de trabalhos com calças cirúrgicas. Para colaborar com o transporte, o voluntário precisa ter veículo próprio, que possa buscar e levar materiais até os outros grupos de trabalho. Por fim, os voluntários podem optar por realizar atividades manuais diversas, necessárias para a manutenção da linha de produção.

O local de trabalho para a fabricação de impressos 3D e suas atividades correlatas (corte a laser e transporte) é na Escola de Engenharia da UFF. Já os trabalhos de costura serão desenvolvidos na União Mocidade Espírita de Niterói (UMEN), no entorno do Huap.

Sangue - Para aumentar o estoque de sangue, que se encontra em nível crítico em todo o país, o Huap adotou novas medidas para doação no período da pandemia. Dentre as estratégias adotadas, existe a possibilidade de coleta de sangue por meio de agendamento prévio.

O agendamento da doação pode ser realizado no Hemonit através do telefone 2629-9063 ou ainda diretamente no Huap, na Rua Marquês do Paraná, 303. Os novos horários para doação de sangue são às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h30.

O ato de doar sangue é um procedimento absolutamente seguro e não corresponde a um risco no meio da pandemia. Além do Hemonit, a cidade de Niterói conta com postos de coleta em diversos outros bairros.

Cultura - O Centro de Artes da UFF lança nesta semana a campanha "a arte nos une", voltada ao público das suas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Através dessa iniciativa, serão veiculados conteúdos que resgatam a memória de alguns eventos e divulgada boa parte do acervo de suas produções recentes; algumas delas atualmente disponíveis em seu canal oficial no YouTube.

Alguns destaques da programação, gratuita, são: debates, conferências, masterclasses, shows e concertos, incluindo o filme "A Música do Tempo - do Sonho do Império ao Império do Sonho", primeiro documentário musical de longa-metragem brasileiro idealizado e produzido pela equipe de um centro cultural. O filme, que em 2019 esteve em circuito nos cinemas de seis capitais do país, estará disponível via streaming para acesso por tempo limitado.

Também estarão disponíveis o acervo de projetos especiais, como "Interculturalidades", "Espiral dos Afetos" e "Teko Porã", além de ações já consagradas pelo público, como o UFF Debate Brasil; a série de programas na web "Educadores debatem Educação", além de eventos de música popular e de concerto.

Servidor - A partir deste mês, a UFF está prestando apoio psicológico online, para servidores. O serviço está disponibilizado pela internet e pode ser agendado pelo formulário. Para mais informações e inscrição, acesse: https://forms.gle/crJAMZT1yw7qUKaA7

Segundo o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a medida oferece amparo e conforto psicológico profissional num momento difícil de distanciamento social e de propagação da grave pandemia.

"Com isso, estamos atuando de forma integrada, com muito esforço da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq) e de toda a equipe, para fazer esses serviços especiais funcionarem durante o período de trabalho remoto. A UFF está fazendo tudo o que está a seu alcance para preservar a saúde dos seus profissionais", explica.

Uma das iniciativas da Casq é o apoio psicológico para os servidores que estão em isolamento social, ou para aqueles que estão trabalhando neste momento de pandemia. A coordenadora de Casq, Fátima de Azevedo Loureiro, explica que são apoios pontuais para alívio de estresse, tensão, angústias e para passar algumas orientações de saúde mental.

"É fundamental este apoio, mesmo para os profissionais que estão vivendo sob estresse, o risco da contaminação, risco de levar a doença para dentro de casa para os familiares, preocupados com o quadro de adoecimento da população e quadros graves. Apesar dos profissionais já estarem acostumados com esta vivência do sofrimento humano e da morte, começaremos a viver um sofrimento em larga escala, e com um apelo emocional, psicológico, social, político e econômico. É em função disso que a acreditamos ser importante a disponibilidade deste apoio para que as pessoas que trabalham na área de saúde possam usufruir deste suporte", enfatiza.

O serviço funciona integralmente pela internet. Foi disponibilizado um formulário online para que os servidores interessados possam se inscrever e solicitar a sessão. A partir deste documento, haverá um agendamento com dia e horário para que o servidor possa informar a maneira que ele deseja conversar com o profissional, por telefone, áudio ou vídeo.