Campanhas para salvar vidas

Campanhas têm atraído doadores mas estoques ainda estão baixos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mesmo em tempos de pandemia, os hospitais ainda precisam receber sangue e leite materno, porém, por conta do isolamento social, as principais instituições de Niterói e do Rio estão sofrendo com a queda no número de doações. O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) tem postos de coleta para doação de sangue - o Hemonit - e leite materno, mas durante o início do isolamento, o número de doadores caiu significativamente.

Como forma de tentar driblar a queda, a instituição passou a investir em campanhas incentivando a doação e já conseguiu alcançar melhores resultados e aumentar o número de doadores, tanto de leite quanto de sangue. Nas doações de sangue, estão sendo coletadas cerca de 10 bolsas por dia, o ideal seriam 15, mas os números cresceram dentro de um cenário onde contava com apenas 5 doadores. Com as campanhas, o número dobrou. Já nas doações de leite materno, o posto conta com 30 mães doando, tendo como meta atingir, pelo menos, 150 litros para atender a demanda de distribuição.

"Estamos contando com a ajuda do Exército, que tem mandado grupos de doadores. Estamos ligando e agendando as doações. Também estamos convocando nas redes sociais. Quanto às coletas externas, somente o Hemorio tem autorização da vigilância sanitária para fazer, por isso, não podemos replicar as coletas em condomínios e fora do hospital", explica a médica Fernanda Azevedo, responsável pelo Hemonit.

Para garantir o estoque de leite, o banco recorre às mães já cadastradas no programa por meio de ligações, também são feitas campanhas nas redes sociais, por meio de textos e vídeos, para que novas mulheres passem a fazer doações regulares.

Além dos cuidados que já eram tomados para realizar a doação, agora a instituição redobrou as medidas como forma de prevenção ao novo coronavírus. O doador precisa agendar previamente a data e o horário de sua doação e também precisa estar usando a máscara de proteção. Os dois bancos de coleta do Huap estão funcionando em horários especiais. O de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30 e necessita de agendamento através do facebook (@Hemonit) ou telefone (2629-9063). E o de leite é necessário fazer contato pelo telefone (2629-9234), entre às 8h e 13h, para definir como será feita a coleta, podendo ser no próprio Huap ou na residência da doadora.

No Rio, o principal posto de coleta de sangue é o Hemorio, no centro da cidade. Apesar de estar funcionando normalmente, o banco sofreu uma queda de 50% nas doações, mas vem lançando mão de medidas para suprir a falta de bolsas de sangue e alcançar novos doadores.

Uma das soluções encontradas pelo banco foi a iniciativa "Hemorio em casa" que leva a tenda de doação para dentro de condomínios da cidade. Todo o aparato é instalado dentro dos salões de festa, porém esses condomínios precisam ter, no mínimo, 500 apartamentos e pelo menos mil moradores com idade adequada para realizar a doação. Também é necessário que o salão fique situado no térreo dos condomínios.

Ainda estão sendo feitas ações em conjunto com as Forças Armadas e empresas de transporte, onde são oferecidas viagens, de até R$30, para as pessoas que queiram ir até o banco fazer a doação. Além disso, medidas de prevenção estão sendo tomados dentro do posto para evitar o contágio dos profissionais e doadores por coronavírus.

"Nossas principais medidas têm sido reforçar as doações móveis e o projeto tem sido um grande sucesso. Estamos tentando facilitar e atrair as pessoas que querem doar para virem até o Hemorio. Sabemos da dificuldade desse momento para sair de casa e vir até o banco, por isso estamos tentando, de certa forma, estimular essas pessoas", expôe o diretor geral Luiz Amorim.

Para realizar a doação não precisa de agendamento, mas a direção do Hemorio indica que as pessoas realizem a marcação por telefone (2332-8611 ou 0800 282 0708) para evitar aglomerações.