Niterói: abertura de estabelecimentos e liberação de atividades em praias no plano de "retorno à normalidade"

Cidade prepara volta de atividades após dois meses de isolamento - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após quase dois meses do início das medidas de isolamento social, Niterói se prepara para colocar em pratica um plano de normalização gradual das atividades. O anúncio foi feito no último domingo (17) pela Prefeitura da cidade e os detalhes do plano deverão ser apresentados na terça-feira (19).

Em um primeiro momento, deverão ser autorizados a abrir as portas óticas, lojas de material de construção, consultórios e clínicas médicas e dentistas, oficinas mecânicas, cicles, lojas de colchão, concessionárias de veículos e salões de beleza. Além disso, atividades físicas em calçadões e praias deverão ser liberadas em horários específicos.

As práticas esportivas em praias deverão ser individuais, respeitando os seguintes horários: de 6h às 9h e 16h às 20h para pessoas com até 60 anos e entre 9h e 10h para pessoas com mais de 60 anos. O uso de máscaras continua sendo obrigatório.

Espaços públicos de lazer e shopping centers só deverão abrir em meados de junho. As aulas na rede municipal deverão ser retomadas apenas entre final de junho e começo de julho. A reabertura de academias ainda está sendo estudada pelas autoridades municipais de saúde.

A transição para a "nova normalidade" será iniciada na próxima quinta-feira (21). Segundo o Município, o plano está sendo desenvolvido por técnicos da prefeitura, especialistas da Fiocruz, UFF, UFRJ e representantes de entidades empresariais. Ainda assim, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) pede disciplina à população e segue afirmando que o isolamento social é a melhor estratégia de prevenção ao novo coronavírus.

“As ações da Prefeitura de Niterói estão sendo desenvolvidas com base na ciência e na análise de experiências internacionais que foram bem-sucedidas no combate ao coronavírus. É importante ressaltar que o isolamento social continua sendo a nossa maior arma e que só devemos sair às ruas em caso de extrema necessidade, e sempre usando máscaras. Contamos com o apoio, a perseverança e a disciplina dois niteroienses para o sucesso dessa transição gradual para uma nova normalidade”, disse o prefeito.

Como teatros e cinemas só devem reabrir no mês de setembro, a Prefeitura irá criar dois cinemas drive-in na cidade: no Caminho Niemeyer, no Centro, e ao lado do Clube Naval, em Charitas.

Foi elaborado um sistema de cores para identificar o estágio na pandemia na cidade (do mais grave para o mais leve: preto, vermelho, laranja, amarelo e verde). Com o início do plano de reabertura, Niterói passará do estágio vermelho para o laranja, com expectativa de alcançar o amarelo em junho. No entanto, caso haja agravamento da pandemia na cidade, não é descartada a volta ao vermelho e o verde apenas será alcançado quando uma vacina contra a covid-19 for disponibilizada.

Fiscalização

Um retorno gradual às atividades não significa relaxamento na fiscalização e restrições. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, a verificação de temperatura será ampliada para pessoas que estejam circulando dentro da cidade. A medida já é feita para cidadãos que passam pelas barreiras sanitárias para ter acesso ao município.

“Esta semana vamos ampliar a fiscalização com verificação de temperatura também para quem está circulando dentro da cidade. Quem estiver com a temperatura acima do normal será encaminhado para as nossas unidades de saúde. Vamos manter as restrições para mantermos o achatamento da curva, mas ainda é importante que todos fiquem em casa”, afirmou Paulo Henrique.