Quase 2 mil PMs estão em licença médica

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os PMs estão sofrendo com a pandemia do novo coronavírus, por trabalharem nas ruas, diretamente expostos ao vírus. A PM registra 1.999 agentes afastados em LTS (Licença para Tratamento de Saúde) por apresentarem sintomas da covid-19. Desses, os confirmados somam 899. O número de recuperados chega a 3.268. Ao todo, 14 PMs morreram em consequência do novo coronavírus.

Para reduzir os riscos de contágio, a Diretoria Geral de Saúde (DGS) da PM vem tomando medidas como a determinação de que todos os agentes em serviço precisam utilizar máscaras de proteção e higienizar constantemente as mãos, armamentos e viaturas. O número de PMs dentro de uma viatura foi reduzido a quatro, para um maior espaçamento e acesso às janelas.

Houve ainda remanejamento de pessoal de saúde para atender as vítimas do vírus e a readequação das policlínicas HCPM e HPM-Nit. A corporação vai receber 60 mil máscaras, 900 mil embalagens de álcool em gel e 50 mil litros de álcool líquido para higienização de superfícies.

Segundo a PM, a DGS elaborou protocolos para orientar os policiais num cenário de crise sanitária sem precedentes. O HCPM passou por uma reestruturação de enfermarias e CTI para internação de pacientes graves com covid-19, com suporte de respiradores e monitores, reestruturação da rede de gases e vácuo e reforço de energia (aquisição de gerador), entre outros procedimentos. Outras medidas emergenciais estão em andamento, como processos de contratação de pessoal para abertura de leitos no HCPM, recompondo parte do déficit de profissionais de saúde, como também o credenciamento de hospitais para a internação de PMs.