Detran-RJ inicia campanha de prevenção à covid-19 para motoristas

Unidades começam a reabrir na quarta-feira (9) - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começa nesta quarta-feira (20) a campanha "Detran em Ação - Todos Contra o Corona" para conscientizar motoristas profissionais sobre a prevenção do coronavírus. Serão ações pontuais em terminais de ônibus, pontos de táxi e estacionamentos de entregadores, sempre respeitando as orientações sanitárias e sem qualquer forma de aglomeração.

As equipes do Detran-RJ, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), falarão sobre medidas de proteção ao coronavírus específicas para cada uma das categorias de profissionais do trânsito: caminhoneiros, taxistas, motofretistas, motoristas de aplicativos e de ônibus.

"No momento da abordagem, vamos dar as orientações, disponibilizar duas máscaras faciais, um pote de álcool em gel e passar um manual digital para eles, via aplicativo de conversa ou airdrop. O manual é uma forma de fixar as orientações. Este trabalho foi desenvolvido com cuidado e respeito àqueles que estão se expondo em favor da proteção de quem pode ficar em casa", lembrou Marcello Braga Maia, presidente do Detran-RJ.

As medidas de proteção do manual foram definidas e organizadas pelos especialistas em Educação para o Trânsito do Detran e levam em conta a necessidade e a realidade de cada categoria. As primeiras ações começam nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21. No dia 20, as equipes do Detran estarão no posto da Ceasa, em Irajá, para orientar caminhoneiros e taxistas. Já no dia 21, a ação acontecerá no Terminal Alvorada, para os motoristas de ônibus, e em shoppings do bairro, para entregadores e motoristas de aplicativos.

A ação é uma parceria com o IFRJ que produziu o álcool, enquanto o Detran disponibilizou os frascos para o envasamento e as máscaras para completar o cuidado integral. "Desejamos com essa parceria conscientizar os motoristas e motociclistas, que estão na linha de frente dos serviços essenciais, sobre os cuidados necessários contra o coronavírus e aproveitar para falarmos também sobre como diminuir acidentes de trânsito. Estamos durante o Maio Amarelo, por isso, nunca é demais falar também que celular e direção não é uma boa integração", reforçou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Allan Borges, lembrando que o mês de maio é marcado também pelo Movimento Maio Amarelo, uma campanha internacional de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito.

Detran em Ação - Todos Contra o Corona

Quarta-feira (20)

Local: Posto do Detran do Ceasa (Irajá)

Horário: 10h às 13h

Quinta-feira (21)

Local: Terminal Alvorada (Barra da Tijuca)

Horário: 10h às 13h