Projeto social da Ilha do Governador ajuda moradores em situação de rua durante pandemia

Projeto social da Ilha do Governador ajuda moradores em situação de rua durante pandemia - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A solidariedade é mais uma vez destaque em meio à pandemia do novo coronavírus. Na Ilha do Governador, diversas ONGs e projetos sociais ajudam a alimentar moradores de rua, que muitas vezes não têm acesso a cuidados e serviços básicos. Esse é o caso do projeto Caixa do Amor, que possui duas frentes de trabalho: café da manhã do amor e a caixa solidária, idealizado pelo casal de namorados Julia Rivero, de 21 anos, e Gabriel Medeiros, de 22 anos. 

Os jovens tiveram a ideia de deixar uma caixa de plástico presa a uma árvore na Estrada do Galeão, a iniciativa tem como objetivo despertar a solidariedade de quem passa pelo local e promover a doação de alimentos, produtos de higiene e itens para o combate ao covid-19, para que assim pessoas necessitadas possam recolher os itens. Todos os dias pela manhã, Julia e Gabriel higienizam a caixa e colocam alguns produtos, como: biscoito, água, sabonete, álcool em gel e máscaras. 

Além da caixa, o projeto ainda distribui café da manhã a moradores de rua da Região Administrativa da Ilha do Governador. O projeto consegue entregar cerca de 250 dejejuns por semana, que são feitos por meio de doações. O preparo e entrega são realizados pelo casal e por voluntários. Junto com o pão, leite e fruta também são entregues máscaras e álcool em gel. 

O projeto começou há um mês de forma despretensiosa, e foi ganhando força em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Julia enfatiza a importância do Projeto Caixa do Amor na vida das pessoas em vulnerabilidade social.

"Acredito que a palavra certa para descrever seria: Esperança. Esperança de que ainda existem pessoas que olham para eles, que se importam se estão bem e se precisam de algo, pessoas que param para ouvir suas dores. É ter acima de tudo, respeito pelos sentimentos e pelas histórias dos moradores de rua", afirma a estudante de psicologia.

Os interessados em participar como voluntários devem preencher o formulário online: tinyurl.com/y92vm26o . Já para ajudar o projeto de outra forma basta acessar a página no instagram (@projetocaixadoamor) e entrar em contato. O Projeto Caixa do Amor aceita qualquer tipo doação, como: alimentos, material de higiene e dinheiro.