Prefeitura do Rio anuncia abertura total dos 880 leitos destinados ao tratamento de covid-19

Prefeitura do Rio anuncia abertura total dos 880 leitos destinados ao tratamento de covid-19 - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou na segunda-feira (25), que, já a partir desta semana, estarão disponíveis todos os 880 leitos abertos pela Prefeitura para o tratamento de pacientes com covid-19. Esses leitos serão distribuídos nas duas unidades de referência para o tratamento da doença: o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e o Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro.

"Estamos falando de 880 leitos somente nessas duas unidades, o que para nós é algo que temos a celebrar, nessa tragédia toda que temos a lamentar", afirmou Crivella, durante entrevista à imprensa no Riocentro, onde funciona o gabinete de crise.

Ajustes concluídos no Painel Rio Covid-19

O prefeito declarou também que já foram feitos os ajustes antes anunciados no Painel Rio Covid-19, com informações sobre vítimas da doença, para tornar mais transparente a informação dos óbitos na cidade provocados pelo novo coronavírus. A partir de agora será divulgado diariamente o número de sepultamentos nos cemitérios cariocas de pessoas que tenham como causa confirmada da morte a covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, explicou que a nova metodologia é a melhor para dar fidelidade à apuração das mortes por covid, e ressaltou que informar corretamente sobre isso é uma preocupação da Prefeitura.

"Todos os dados de óbitos que hoje são enviados ao governo federal continuam, porque envolvem, além da Prefeitura, o Estado e a rede privada. A mudança feita no painel é para dar mais transparência a esses dados. A informação dos cartórios leva até 60 dias para chegar até nós. O dado mais próximo e fidedigno de quem faleceu hoje, ou há dois dias, é o de sepultamento nos nossos cemitérios. É esse dado que vamos passar a informar, sem prejuízo dos dados nacionais. Hoje sabemos quantas pessoas são sepultadas por dia e quantas dessas certidões de óbito emitidas pelos cartórios trazem covid-19 como causa da morte", disse Beatriz Busch.