Deputados protocolam pedido de impeachment de Witzel

Governo do Rio poderá comprar produtos de empreendimentos sociais durante pandemia - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Deputados estaduais protocolaram, nesta quarta-feira (27), um pedido de abertura de impeachment do governador Wilson Witzel. Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, assinam o documento que citam um dos fatores do pedido a investigação de improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público.

"O fundamento está na própria exposição de motivos do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Estão listados indícios muito robustos de que o governador está envolvido em crimes contra o erário público estadual, e quem diz isso é o ministro Benedito Gonçalves, do STJ, e o Ministério Público Federal", relata Luiz Paulo.

No texto do pedido de impeachment, o deputado Luiz Paulo, o parlamentar mais antigo da Alerj, também menciona a restituição do Instituto Unir Saúde à possibilidade de voltar a assinar contratos com o Estado.

"O empresário Mário Peixoto seria também o real responsável pela Organização Social Instituto Unir Saúde, justamente aquela que teria voltado a poder participar de licitações com o governo do Estado do Rio de Janeiro, por despacho monocrático do governador Wilson Witzel, que após a ocorrência da operação Favorito, o governador recuou e anulou seu anterior despacho que habilitava novamente esta Organização Social".

O pedido será analisado pela Procuradoria da Alerj, depois seguirá para André Ceciliano - presidente da Casa - decidir se aceita.