São Gonçalo começa distribuição de kit de merenda escolar na segunda-feira

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo começará, na próxima segunda-feira (1º), a partir das 8h, a distribuição do kit merenda escolar para os 47 mil estudantes da Rede Pública Municipal. Segundo o decreto, assinado pelo Prefeito José Luiz Nanci e publicado na última terça-feira (26) no Diário Oficial do Município, a medida deve-se à situação de emergência e calamidade pública, decorrentes da Covid-19, e ocorrerá em duas oportunidades, sendo a primeira agora no início de junho e a segunda, no início de julho, com a entrega de mais 47 mil kits. A compra dos alimentos está sendo feita com recursos financeiros federais e municipais, destinados à merenda escolar.

A distribuição será realizada em nove polos e cada um deles concentrará um determinado número de escolas por região. É importante destacar que os beneficiados devem atentar-se ao calendário que será disponibilizado ao final do texto, uma vez que os responsáveis dos estudantes terão um dia específico para retirar o kit, de acordo com a unidade de ensino do aluno, entre os dias 1 e 18 de junho. A medida tem como objetivo evitar aglomerações.

"Este é mais um esforço que estamos fazendo para minimizar os impactos do isolamento social e salvar vidas. Sabemos que, para muitos alunos, a alimentação realizada na escola é de grande importância, já que muitos pais saem para trabalhar e contam que os filhos terão essa refeição. Então, a entrega dos kits vem para suprir esta demanda", explica o prefeito.

O kit merenda escolar será entregue ao responsável pelo aluno, que deverá assinar um termo de recebimento e compromisso de não vender ou dar destino diferente aos alimentos. O responsável também precisa apresentar cópia de um documento oficial de identificação com foto. Haverá nove polos de distribuição, sendo oito escolares e um na própria sede da Semed, no Mutondo. Cada polo terá um representante para auxiliar na distribuição, com o objetivo de resguardar as recomendações da Organização Mundial de Saúde, assegurando o distanciamento entre as pessoas de, no mínimo, um metro e meio.

“Estamos adquirindo cestas com produtos de merenda escolar para serem entregues a todos os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. O processo demorou por conta da dependência de pareceres jurídicos para embasar a compra por dispensa de licitação. A compra já está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação e a distribuição começará na próxima semana. Cabe registrar que os produtos adquiridos foram selecionados pela nutricionista responsável técnica pelo Departamento de Alimentação Escolar”, explicou o secretário Municipal de Educação, Maurício Nascimento.

Os kits serão compostos por gêneros como arroz, açúcar, feijão, macarrão com ovos, leite integral, biscoito doce, biscoito salgado, achocolatado e suco. Confira o cronograma da Semed com as datas e as escolas que vão receber em cada polo, no link https://bit.ly/lista-escolas-pmsg, ou abaixo: