Itaboraí reforça a importância dos exames preventivos femininos

Itaboraí reforça a importância dos exames preventivos femininos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta quinta-feira (28), Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, a Secretaria de Saúde de Itaboraí quer reforçar a importância dos exames preventivos para a saúde feminina como prevenção de cânceres de mama e de colo de útero.

As equipes de Saúde da cidade alertam que somente um diagnóstico precoce irá dar as mulheres a possibilidade de um tratamento o mais breve possível, aumentando as chances de uma melhor qualidade de vida do paciente.

De acordo com dados do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria municipal, são feitas por mês, em média, 500 mamografias na cidade. Ainda, outros 5.300 exames preventivos foram feitos no ano de 2019.

Em Itaboraí, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), e as Unidades Básicas de Saúde vem oferecendo orientação, acompanhamento e acolhimento das mulheres no que diz respeito à saúde feminina.

“As unidades de saúde de Itaboraí possuem equipes treinadas e capacitadas para dar auxílio às pacientes com relação aos exames preventivos. É muito importante que as mulheres façam o autoexame da mama e também que procurem um profissional para realizar os pedidos de exames de mamografia e ainda colher os preventivos de papanicolau, para prevenção do câncer de colo do útero”, alerta a coordenadora do PAISM, Flávia Vilas Boas.

Apesar dos avanços tecnológicos, os cânceres que acometem o público feminino ainda continuam com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio. De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a idade preferencial para realização do exame de mamografia é entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual, deve submeter-se ao exame preventivo de Papanicolau periodicamente, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. O exame deve ser feito anualmente.

A Saúde alerta para que todas as mulheres devem buscar uma unidade de referência mais próxima da residência para e conversar com o profissional para marcar uma consulta para avaliação médica.