Niterói: sistema de testagem drive thru será em dois locais

Niterói inicia teste rápido de covid-19 no modelo drive-thru nesta quarta-feira - Foto: Reprodução de vídeo TV Globo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai ampliar a oferta de testagem rápida para Covid-19 em dois pontos da cidade, no modelo de drive thru, onde não é necessário sair do carro.

O objetivo principal é avaliar a evolução da Covid-19 na população. Além disso, a utilização de ferramentas de tecnologia para geolocalização e vigilância fornecerá informações sobre a distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a epidemia, favorecendo a tomada de decisão.

A população será encaminhada aos locais para fazer o teste rápido por meio do aplicativo Dados do Bem. Após responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital, o usuário receberá uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento. Se for o caso, é enviado um convite para agendamento, com data e hora marcados. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

O drive thru vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, em dois locais:

- Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, localizado na orla do bairro de São Francisco, Zona Sul;

- Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica.

O local de testagem só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.

O aplicativo Dados do Bem foi desenvolvido pelo Instituto D'Or e seu uso foi cedido à Prefeitura de Niterói por meio de um convênio sem custos aos cofres públicos.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o teste rápido não detecta especificamente o novo coronavírus, mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido. O procedimento identifica anticorpos do tipo IgM, produzidos no começo da infecção, além dos anticorpos IgG, que são produzidos mais tardiamente.