Festival de pipas é suspenso na Zona Norte do Rio

Festival de pipas é suspenso na Zona Norte do Rio - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), suspendeu a realização de um festival de pipas na tarde de domingo (31), em Bento Ribeiro, na Zona Norte. É o segundo evento do tipo que é interrompido com a ação das equipes do Disk Aglomeração, serviço coordenado pela Seop neste fim de semana. Ontem, agentes impediram a realização de um festival nos mesmos moldes, em Curicica, na Zona Oeste.

Na ação deste domingo, um ambulante irregular também foi orientado a se retirar do local. No sábado (30), oito pipas e linha foram apreendidas e sete veículos foram multados por estacionamento irregular no entorno da quadra onde aconteceria o evento.

A força-tarefa especial para atendimento a demandas do Disk Aglomeração conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, Subsecretaria de Vigilância Sanitária (ligada à secretaria de Saúde), Coordenadoria de Controle Urbano (da Fazenda) ,guardas municipais e policiais militares do Batalhão da área, em apoio aos agentes municipais.

Balanço 

As equipes do Disk Aglomeração (em geral, formadas por guardas municipais, e policiais militares do Programa Rio+Seguro)atenderam 7.867 ocorrências, de 31 de março a 29 de maio. Bairros mais demandados: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.

O serviço de dispersão de pessoas para combate à pandemia de covid-19 funciona, principalmente, com base em chamados feitos à Central 1746. No planejamento operacional, a prioridade é para demandas como aglomerações em estabelecimentos comerciais essenciais e em áreas públicas de lazer.