Itaboraí registra mais de 13 mil consultas infantis em 2020

No ano de 2019, foram realizados 9.649 atendimentos com médicos pediatras em crianças - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta segunda-feira (1º), quando se comemora o Dia Internacional da Criança, a Secretaria de Saúde quer mostrar a atenção especial que o município de Itaboraí disponibiliza aos pequenos pacientes da cidade.

Antes de mostrar os números de atendimentos registrados, a Secretaria de Saúde lembra que, por determinação do Ministério da Saúde, para evitar o risco de contaminação da Covid-19, as consultas eletivas em todas as unidades de saúde estão acontecendo temporariamente com restrições.

De acordo com levantamento do setor municipal de Geoprocessamento, no ano de 2019 foram realizados 9.649 atendimentos com médicos pediatras em crianças (de 0 a 12 anos) e 1.911, neste primeiro quadrimestre de 2020, em 38 unidades de atenção primária à saúde.

Já no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, onde as crianças têm à disposição atendimento com especialistas pediátricos 24h por dia, de janeiro a maio deste ano, 8.274 crianças foram atendidas por pediatras. Destas, 36 necessitaram de internação.

Itaboraí também possui atendimentos de puericultura, onde médicos e enfermeiros acompanham o desenvolvimento e crescimento da criança, em todas as unidades de saúde. Nestes acompanhamentos é possível detectar precocemente distúrbios como do crescimento estatural, de nutrição e neuropsicomotor, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis.

O Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, organizado da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses, fechando sete consultas dentro do primeiro um ano e meio de vida.

Os atendimentos específicos de puericultura registraram em 2019 a marca de 13.346 crianças atendidas na cidade. E neste primeiro quadrimestre de 2020, 2.847 atendimentos.

Assim, Itaboraí registra a marca de 13.032 atendimentos infantis nestes primeiros cinco meses de na rede pública de saúde. “Durante este período em que estou atuando na Secretaria de Saúde da cidade, pude fazer diversos investimentos destinados ao público infantil, desde ampliação do número de consultas, pela contratação de novos pediatras e reforma da enfermaria de pediatria do hospital Leal Júnior, valorizando ainda mais este tipo de serviço e beneficiando a população com os investimento”, comentou o secretário, Júlio Ambrósio.