Canal de vídeos literários para alunos da Prefeitura do Rio terá live com escritores premiados

Sala de Leitura Virual da SME está levando mais leitura para os 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica na internet, nesta terça-feira (2), seis novos vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino continuarem lendo e aprendendo mais em casa mesmo durante a quarentena. Fazem parte desta nova série de vídeos grandes nomes da literatura: Itamar Vieira Jr, vencedor do prêmio Leya e finalista da categoria Contos do prêmio Jabuti em 2017 e o poeta angolano Ndalu de Almeida, mais conhecido como Ondjaki, primeiro colocado no prêmio Saramago em 2013. Também contam histórias para o público infantil e jovem a compositora Bia Bedran; a contadora de histórias Flávia Scherner e as professoras Vera Nácia, Silvana Huguenin, Ana Carolina Linhares.

Estarão disponíveis vídeos de professores e escritores que abordarão os seguintes temas: como lidar com a distância em “Macaquinho sai daqui”; o vento, seus diferentes nomes e os pontos cardeais em “O menino que foi ao vento norte”; a leitura e memorização por meio das Paralendas; a importância da educação acima de todas as coisas em “O gato de botas”; como administrar o sentimento da raiva em “Tenho monstros na barriga”; e uma conversa entre premiados escritores do Brasil e Angola. Desde o seu lançamento, em março, o canal Sala de Leitura SME Carioca já chegou a mais de 22 mil visualizações e 75 vídeos publicados.

A Sala de Leitura Virual da SME está levando mais leitura para os 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros, são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Desde o início da ação, a partir da suspensão das aulas tradicionais, além das mais de 22 mil visualizações, o canal recebeu 1,89 mil novos inscritos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal o imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o escritor Pedro Bandeira e o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME (https://www.youtube.com/channel/UCdERFeChcuTmW2q72_8RpmQ/featured).

Programação desta semana em detalhes

Conversa transatlântica entre o escritor baiano Itamar Vieira Jr e o escritor angolano Ondjaki

“Macaquinho sai daqui” – A compositora Bia Bedran lê a história infantil escrita por Ronaldo Simões e ilustrada por Eva Furnari. A obra fala sobre um macaquinho que aprontava muito para dormir na cama do seu pai e inventava desculpas para ir toda noite ficar com ele, até o dia em que ele contou o porquê de querer dormir com ele. As crianças vão entender o sentido da saudade e como lidar com ela.

“O menino que foi ao vento norte” – a professora Vera Nácia vai contar a história de um menino que consegue presentes maravilhosos do senhor Vento Norte. Porém, ele é passado para trás diversas vezes por um espertalhão. O que ele fará para ter de volta os seus presentes?

“Paralendas” – a professora Silvana Huguenin vai ensinar o que são as paralendas, textos recitados com ritmo e facilitam a compreensão e memorização do leitor. São jeitos criativos e atrativos de estudar os textos.

“O gato de botas” – este conto clássico de literatura infantil será lido pela contadora de histórias Flávia Scherner, conhecida como Fafá. A história original escrita pelos Irmãos Grimm conta sobre uma criança que ganha de herança do pai um gato de estimação. Uma importante lição sobre a educação será passada no vídeo.

“Tenho monstros na barriga – raiva” – A professora Ana Carolina Linhares vai dar continuidade à leitura da série sobre emoções e literatura. Dessa vez, o sentimento da raiva será o destaque a partir da narrativa do personagem Marcelo, que descobriu esse monstro. A ideia é mostrar que o problema não é sentir raiva, mas sim não saber lidar com ela.

Sala de Leitura

O canal, lançado recentemente, já conta com 75 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o bisneto do imortal Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 4,5 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.